A photo by  Raggy Charters shows a dolphin in the wild at Algoa Bay in South Africa.

Algoa Bay, na África do Sul, recebe título de Patrimônio das Baleias

Notícias

O local recebeu a acreditação de Whale Heritage Sites, tornando a África do Sul o único país do mundo com dois locais credenciados.

Crédito da imagem do cabeçalho: Raggy Charters

Algoa Bay, na África do Sul, é a mais recente localidade a receber o título de Patrimônio das Baleias (Whale Heritage Sites - WHS, em Inglês).

Whale Heritage Sites é um modelo de acreditação global desenvolvido pela Aliança Mundial pelos Cetáceos (World Cetacean Alliance, em inglês) e apoiado por nós, da Proteção Animal Mundial

O objetivo desse método é reconhecer destinos excepcionais que oferecem e celebram a observação responsável e sustentável de baleias e golfinhos selvagens, oferecendo, assim, à indústria do turismo uma maneira de proteger a vida silvestre marinha e apoiar práticas sustentáveis.

Dezenas de golfinhos em alto mar, em Algoa Bay, na África do Sul

Foto: Raggy Charters

Algoa Bay se junta a outros quatro locais acreditados: área marinha de Tenerife-La Gomera (Espanha), Dana Point (Estados Unidos), Hervey Bay (Austrália) e The Bluff (África do Sul).

"Tornar-se um Patrimônio das Baleias irá garantir que os visitantes da área marinha de Algoa Bay estão contribuindo com destinos que celebram o patrimônio natural, protegem os animais silvestres e constroem uma conexão entre os residentes e a vida marinha", comenta Llyod Edwards, proprietário da empresa Raggy Charters/The Baywatch Project e membro do Comitê Diretor do novo local reconhecido como WHS.

Com esta acreditação, Algoa Bay passa a oferecer à indústria do turismo mais uma opção de destino quando o objetivo é  apoiar locais sustentáveis e, também, criar um local para as comunidades celebrarem a vida marinha, o patrimônio e a biodiversidade.

Turismo ético: a melhor maneira de ver baleias e golfinhos

O status de Whale Heritage Sites (em tradução livre, Local de Patrimônio das Baleias) possibilita aos turistas escolher destinos responsáveis para a observação de baleias e golfinhos de maneira fácil. Isso porque, ao ter a acreditação, a atração é reconhecida por oferecer às pessoas uma experiência com baleias e golfinhos em seu habitat natural, de forma autêntica e respeitosa.

"O credenciamento de Algoa Bay como um novo local de Patrimônio das Baleias é imensamente importante na proteção da vida selvagem na África do Sul. Ele mostra que existe uma alternativa viável e sustentável para atrações cruéis, como locais com golfinhos em cativeiro e outras atrações com animais silvestres", afirma Nick Stewart, Diretor Global de Campanhas da Proteção Animal Mundial.

Um lar único para golfinhos

A cidade de Porto Elizabeth, onde Algoa Bay está localizada, é uma joia escondida na África do Sul para observação de baleias, golfinhos e outros animais selvagens.

A região recebe visitas sazonais de baleias-francas-austrais, baleias-jubartes e de golfinhos-corcunda-indo-pacífico. A área também contém a maior colônia de reprodução de pinguins africanos do mundo. Outras espécies residentes são os golfinhos comuns, golfinhos nariz-de-garrafa, baleias-de-bryde e atobás-do-cabo.

Um aspecto único em Algoa Bay é o grande número de golfinhos-roazes-do-índico - são grupos de até 800 indivíduos encontrados em passeios marítimos. Um projeto de pesquisa científica, iniciado nos anos 90, estima que existam aproximadamente 30 mil golfinhos da espécie

Dezenas de golfinhos em alto mar, em Algoa Bay, na África do Sul

Foto: Raggy Charters

Requisitos para a acreditação

Para se qualificar para esta acreditação global, os locais devem atender a critérios definidos que reconhecem seu compromisso com a conservação de cetáceos por meio de interações responsáveis com os animais silvestres e a sustentabilidade. Isso inclui: 

  • Encorajar a coexistência respeitosa entre humano e cetáceos;
  • Celebrar os cetáceos;
  • Praticar a sustentabilidade ambiental, social e econômica;
  • Pesquisar, educar e conscientizar.

Para atender aos critérios de Whale Heritage Sites, os destinos devem levantar e apurar informações sobre as populações locais relevantes de cetáceos - incluindo sua situação atual, quantidade de indivíduos, biologia, habitat, comportamento e bem-estar animal.

Um novo futuro para o turismo

Locais Patrimônios das Baleias são destinos onde cetáceos (como baleias, golfinhos e botos) são abraçados pela vida cultural, econômica, social e política das comunidades associadas e onde pessoas e os animais coexistem de forma autêntica e respeitosa.

À medida que o turismo volta a ser retomado, os turistas que visitarem Algoa Bay saberão que estão participando de uma atividade única, que respeita e protege os animais marinhos.

O credenciamento de Algoa Bay como um novo Local de Patrimônio das Baleias é imensamente importante na proteção da vida selvagem na África do Sul. Ele mostra que existe uma alternativa viável e sustentável para atrações cruéis, como locais com golfinhos em cativeiro e outras atrações com animais silvestres.