Melania Gamboa, nossa gerente de programas, alimentando cão de rua na Costa Rica

Proteção Animal Mundial se junta à Aliança COVID-19 para ajudar cães e gatos

Notícias

Grupo reúne organizações latino-americanas para melhorar o bem-estar dos animais durante e após pandemia

Com o aumento do desemprego e o fechamento do comércio e restaurantes causados pela crise, os impactos do novo coronavírus também chegam aos animais. Por conta da diminuição da renda, muitos tutores encontram dificuldades para alimentar seus cães e gatos e protetores, de alimentar os animais que vivem nas ruas.

Para ajudar a diminuir esses impactos, a Proteção Animal Mundial se uniu a organizações do Brasil e do Chile na Aliança COVID-19. O objetivo do grupo é melhorar o bem-estar de cães e gatos durante a pandemia e pensar em solução sustentáveis para o futuro desses animais.

Entre os objetivos dessa união estão:

  • Compartilhar iniciativas, experiências e informações técnicas - nacionais e internacionais - relacionadas ao bem-estar animal, saúde pública e coronavírus entre partes interessadas;
  • Sensibilizar governos locais e nacionais e associações a tomarem medidas preventivas e ações de suporte aa evitar que cães e gatos sofram com os impactos da quarentena;
  • Criar uma campanha de comunicação para evitar o abandono devido ao medo e à desinformação;
  • Criar e dar suporte a iniciativas que ajudem a prevenir o abandono devido à crise econômica causada pela COVID-19;
  • Criar uma plataforma de informações colaborativas para compartilhar documentos e comunicados, além de treinar os principais atores do movimento;
  • Criar um grupo de discussão e trabalho da Aliança COVID-19.

"Essa aliança é muito importante neste momento para somarmos esforços e trocarmos experiências e conhecimento técnico sobre estratégias efetivas para ajudar cães e gatos. Temos de prevenir o medo infundado e as fake news que levam ao abandono, ajudar os protetores independentes a continuar alimentando os animais nas ruas em segurança e apoiar os governos e associações em estratégias que garantam menos sofrimento aos animais. Esses animais não sabem o que está acontecendo e também estão sofrendo muito com os impactos desta pandemia”, afirma Rosangela Ribeiro Gebara, nossa gerente de programas veterinários.

Junto conosco, estão o Programa Mascota Protegida (Chile), Programa Cuidado por el Perro (Chile), Facultad de Ciencias Veterinarias y Pecuarias de la Universidad de Chile, Projeto Cão Comunitário (Brasil), Proyecto Social Veterinario (Chile), ONG Compromiso Animal (Chile) e a Universidade de São Paulo.

Animais de estimação e COVID-19

A pandemia do novo coronavírus está causando muita incerteza em todo o mundo de várias maneiras. Entre elas, está a a ameaça ao bem-estar dos cães e gatos porque muitas pessoas pensam que eles podem adoecer e espalhar o vírus. Essa desinformação está levando ao medo e resultando ao abandono e sacrifício de gatos e cães.

Até o momento, não há evidências científicas de que animais de companhia (cães e gatos) são uma fonte de infecção para humanos.

Recomendamos que os tutores de cães e gatos continuem cuidando deles e permaneçam calmos. O abandono de animais é crime, é inadmissível e, sob nenhuma circunstância, é a solução para a pandemia de COVID-19, tampouco o sacrifício de animais.

Confira nossa seção de perguntas e respostas e esclareça suas dúvidas sobre COVID-19 e animais de estimação.

Saiba mais