Dolphin

Dia da mentira: atrações com golfinhos mentem

Notícias

Conheça 7 mentiras que a indústria do turismo conta apenas para lucrar em nome da exploração animal

Os golfinhos em cativeiro não têm nenhum motivo para sorrir. Uma vida em cativeiro não é vida para esses animais inteligentes e sociais. Pode até parecer que eles estão sorrindo, mas isso é só resultado do formato de seu rosto, não de seu estado emocional.

Em cativeiro, os golfinhos são:

  • separados de suas mães ainda muito jovens;
  • confinados em tanques 200.000 vezes menores do que o espaço que têm no habitat natural;
  • privados de comida para que possam ser treinados e muito mais.

Neste primeiro de abril, separamos sete das maiores mentiras que a indústria do turismo conta apenas para lucrar em nome da exploração animal:

MENTIRA #1 - Delfinários são atrações educativas para as famílias

Observar golfinhos em tanques não é uma experiência de educação ambiental. Os animais estão presos contra sua vontade e são treina- dos para fazer truques. Isso não é ruim só para os golfinhos - está ensinando às crianças que animais silvestres não merecem a liberdade.

MENTIRA #2 - Em cativeiro, golfinhos deixam de ser animais selvagens

Os golfinhos em cativeiro não são domesticados. Eles são prisioneiros. A domesticação leva milhares de anos e acontece em circunstâncias específicas. Mesmo que um golfinho nasça em cativeiro, ele não é um animal domesticado. Temos que protegê-los na natureza e não confiná-los em tanques.

MENTIRA #3 - Delfinários são motivados pela preservação das espécies e do meio ambiente

As espécies de golfinhos exploradas pelas atrações turísticas não são as que estão atualmente ameaçadas de extinção. Não seja enganado - isso é entretenimento, não é ciência. Nos últimos 50 anos, menos de 40 golfinhos foram devolvidos à natureza e é provável que os nascidos em cativeiro nunca serão libertados.

Imagem aérea de um tanque onde golfinhos são mantidos em cativeiro

MENTIRA #4 - Golfinhos em cativeiro gostam de interagir com humanos

Os golfinhos são animais curiosos e inteligentes. Quando estão na natureza, eles se aproximam dos humanos por sua própria vontade. O que não não acontece em cativeiro, onde eles são privados de comida e treinados para fazer truques. Eles não querem interagir com você. Eles estão sendo forçados a trabalhar. Em cativeiro, os golfinhos se relacionam com seus treinadores - mas não por opção.

Imagem aérea de um tanque onde golfinhos são mantidos em cativeiro

MENTIRA #5 - Golfinhos em cativeiro gostam de fazer truques

Os golfinhos em cativeiro não estão realizando um sonho - eles estão trabalhando. Eles fazem “truques” porque é assim que recebem comida. Isso é muito diferente de seu comportamento natural. Pode até parecer que eles estão sorrindo, mas não se engane: este é só o formato de seus rostos.

Imagem aérea de um tanque onde golfinhos são mantidos em cativeiro

MENTIRA #6 - Golfinhos em cativeiro são felizes e saudáveis

Os golfinhos em cativeiro ficam entediados e apáticos, nadando sem parar em círculos. Alguns se tornam agressivos e atacam seus companheiros. Eles muitas vezes rangem os dentes e mastigam as paredes e barras de seu tanque. Isso sem mencionar os efeitos do cloro e da superexposição à luz solar em seus tanques rasos e estéreis.

Imagem aérea de um tanque onde golfinhos são mantidos em cativeiro

MENTIRA #7 - Delfinários oferecem aos animais um ambiente natural

Uma piscina e o oceano não são a mesma coisa. No oceano, os golfinhos nadam dezenas de quilômetros por dia num ambiente cheio de outros animais e plantas. Em cativeiro, eles são confinados em tanques 200.000 vezes menores do que seu espaço na natureza. Onde você preferiria morar?

Imagem aérea de um tanque onde golfinhos são mantidos em cativeiro

Créditos da imagem da hero: Dean Sewell 

Um tanque e o mar não são a mesma coisa. Para um golfinho selvagem, que pode nadar até 60 quilômetros por dia, qualquer instalação em cativeiro é muito pequena.