Elza the wolf has been rescued from Ukraine

Boas notícias: urso e loba são resgatados na Ucrânia

Notícias

Bolik, o urso, e Elza, a loba, foram realocados em segurança de um resort turístico devastado pela guerra para o Santuário Libearty, na Romênia.

O urso Bolik, um macho de 15 anos, e a loba Elza, uma fêmea de sete anos, foram resgatados de um resort turístico em Chernivtsi - onde eram mantidos em pequenas jaulas -, que foi recentemente bombardeado durante a guerra na Ucrânia. 

Os animais encararam uma jornada de mais de mil quilômetros até o santuário Libearty, administrado pela AMP(Millions of Friends Association), onde eles se juntarão aos outros 116 ursos e cinco lobos.

Elza, a loba, dentro de uma gaiola durante seu resgate. Do lado de fora, agachada, está uma das responsáveis pelo resgate.

Acredita-se que o Bolik seja o maior urso do santuário, pesando cerca de 600 quilos.

O resgate foi realizado bravamente por um ex-militar do Reino Unido, Tom S-N (que mantém seu sobrenome escondido por motivos de segurança) e sua equipe heroica, a Breaking the Chains

Nos bastidores, a organização húngara Ebredo Bolygo Alapitvany (Awakening Planet Foundation) financiou a primeira etapa da jornada pela Ucrânia. Já a organização ucraniana local UAnimals and Wild Animal Rescue International Charity Foundation supervisionou a coordenação e negociação do resgate.

Graças aos nossos apoiadores, a Proteção Animal Mundial ficou responsável pela última parte do resgate no lado romeno do santuário e os cuidados posteriores aos animais.

"Atuar nessas missões de resgate da Ucrânia tem sido uma experiência de roer as unhas devido as incertezas causadas pelo conflito no país, mas o resultado final é um futuro feliz para Bolik e Elza", comentou Marie Chambers, Gerente de Campanhas da Proteção Animal Mundial.

Elza, a loba, dentro de uma gaiola durante seu resgate. Do lado de fora, agachada, está uma das responsáveis pelo resgate.

"O resgate de Elza foi relativamente simples, embora Bolik seja um urso muito grande - o que tornou essa parte da ação bastante complexa, já que não podíamos sedá-lo e depois movê-lo. Tivemos que fazer um caixote de aço sob medida para ele e, então, o atraímos com comida", detalhou Tom S-N, diretor da Breaking the Chains.

"Em seguida, tivemos que movê-lo para a van que, contando com o caixote, pesava cerca de uma tonelada. Mas, no final das contas, tudo valeu a pena. Estou emocionado por termos ajudado Bolik e Elza a terem a vida que merecem", completou Tom.

Devido à criação em cativeiro, voltar para a natureza infelizmente não poderia ser uma opção para Bolik e Elza. Felizmente, agora eles poderão viver em uma parte do santuário de 69 hectares, que é cheio de árvores para escalar, piscinas para banhar e outros animais da mesma espécie para socializar.

"Estamos muito felizes em oferecer a Bolik e Elza uma segunda chance para eles viverem livres, em um lugar tranquilo e em um ambiente natural", comentou Cristina Lapis, Presidente da AMP.

Na chegada ao santuário, a equipe da AMP notou que os animais pareciam calmos e gentis e estavam confortáveis com as pessoas ao redor. Os dois tiveram que passar por procedimentos de saúde que não poderiam ser realizados na Ucrânia, como esterilização, vacinação antirrábica e exames de sangue.

Graças aos exames, um tumor que colocava Elza em risco de vida foi identificado e removido. A loba agora está se recuperando bem.

Silvestre não é entretenimento

O resgate de Bolik e Elza reforçam como manter animais selvagens em cativeiro em sistemas de exploração cruéis tem um impacto devastador sobre os animais e a vida silvestre

Quando tornamos os animais selvagens dependentes de humanos, eles ficam especialmente vulneráveis em emergências, incluindo conflitos e catástrofes causados pelo próprio ser humano.

"Os animais são muitas vezes as vítimas esquecidas em tempos de crise, mas também sofrem imensamente e não entendem os horrores que se desenrolam ao seu redor. Não há como explicar a eles por que estão presos e cercados pelos sons e visões assustadoras da guerra", explicou Chambers.

Os animais selvagens não nos pertencem - seu valor não é baseado no que eles podem fazer pelas pessoas ou pelo lucro que podemos extrair deles. Os animais são seres sencientes, que podem pensar e sentir, têm personalidade, necessidades próprias e capacidade de sofrer.

Animais silvestres têm direito a uma vida selvagem - eles devem viver livres da exploração e prosperar em seus habitats naturais.

Junte-se a nós

Com o seu apoio, podemos mudar a forma como o mundo funciona.

Ao assinar nossa newsletter, você estará se juntando a uma comunidade global de amantes e protetores de animais.

Agora eles têm a chance de viver como animais selvagens, como nunca puderam. Pisar na grama, na terra, ouvir o vento e o canto dos pássaros, ver o céu sem grades e sem medo. É isso que todos os seres vivos merecem.

Saiba mais