Cecilia Wild Animal Unique Personality 2022 Winner

Cecília: a vencedora do Prêmio Personalidade Silvestre Única de 2022

Notícias

A tamanduá-bandeira brasileira resgatada após incêndios no Pantanal em 2021 esbanjou carisma entre seus pares da vida silvestre para vencer a edição inaugural da premiação criada pela Proteção Animal Mundial. Recompensa vai beneficiar outros animais resgatados e recuperados no bioma pelo Projeto Órfãos do Fogo

Cecília, uma jovem tamanduá-bandeira brasileira, é a primeira vencedora do prêmio Audrey Mealia de Personalidade Silvestre Única. A premiação foi criada neste ano pela Proteção Animal Mundial, organização não-governamental que trabalha em prol do bem-estar animal. A vitória de Cecília, que valeu uma recompensa de US$ 10.000, irá ajudar outros animais da mesma espécie abrigados pelo Projeto Órfãos do Fogo, mantidos pelo Instituto Tamanduá na região do Pantanal Sul, em Mato Grosso do Sul.

Cecilia tomando banho

O prêmio leva o nome da dedicada defensora dos animais e estimada colaboradora da Proteção Animal Mundial Audrey Mealia, membro da equipe de Vida Silvestre até falecer no final de 2021. Entre outros feitos, ela teve papel decisivo no lançamento e fixação da Iniciativa Global de Combate à Pesca Fantasma (GGGI, na siga em inglês) na agenda global. Esteve também na liderança do trabalho da ONG para convencer 250 empresas de turismo em todo o mundo a se comprometerem com práticas amigáveis ​​à vida silvestre e pautou a transição de locais de elefantes para ambientes alto bem-estar. O engajamento público com o prêmio foi surpreendente e uma grande homenagem a Audrey Mealia.

Sobre Cecília e o projeto Órfãos de Fogo 

Com pouco mais de um ano de idade, Cecília vive atualmente no projeto Órfãos do Fogo, que é administrado pelo Instituto Tamanduá. Ela passou a ser cuidada pelo centro depois que ficou órfã ao perder a mãe após uma queimada no Pantanal. A mãe havia sido atropelada e estava próxima a um foco de incêndio no distrito de Nova Porto, em Bataguassu (MS).

Personalidade Silvestre Única de 2022 em três momentos do seu dia: atacando um cupinzeiro (esq.), passeando pelo campo enquanto exibe suas garras (centro), e tomando um banho relaxante (dir.) / Crédito: Instituto Tamanduá. 

Cecília é descrita pela equipe como uma tamanduá muito carismática, gentil e inteligente. Ela adora brincar com seu amigo Darlan e atacar cupinzeiros. É muito atenta, curiosa e ótima em forragear e fazer buracos. Sua curiosidade aguçada faz com que ela interaja muito bem com o enriquecimento ambiental. Ela é muito ativa o tempo todo, interagindo até mesmo com seus vizinhos do recinto: ela não perde tempo e lambe tudo. Seu hobby favorito é tomar banhos relaxantes enquanto lava o pelo e coça o pescoço.

O projeto Órfãos do Fogo foi criado no início de 2021 em resposta ao grande número de animais afetados por incêndios na região do Pantanal no ano anterior. A iniciativa cuida, reabilita e devolve à natureza os filhotes de tamanduá-bandeira órfãos impactados.

O valor de US$ 10.000 deverá ser investido pelo Instituto Tamanduá na melhoria da infraestrutura da unidade de reabilitação e na compra de equipamentos para ajudar no monitoramento dos animais reintroduzidos na natureza. Cecília, por exemplo, deve voltar ao habitat ao qual pertence ainda este ano.

"Agradecemos à Proteção Animal Mundial e todos que votaram. Além disso, queremos parabenizar todas as outras instituições que participaram do prêmio por seu incrível trabalho com estes animais de personalidades tão ímpares. Muito obrigado a todos. E lembrem-se que os animais têm personalidades únicas e não devem ser tratados como mercadorias ou explorados", disse Maria Helena Mazzoni Baldini, veterinária do Instituto Tamanduá.

Lembrem-se que os animais têm personalidades únicas e não devem ser tratados como mercadorias ou explorados

Maria Helena Mazzoni Baldini, veterinária do Instituto Tamanduá

Saiba mais