Timka e Alisa, dois ursos marrons, em meio à natureza no santuário AMP Libearty

Conheça Timka e Alisa, dois ursos resgatados de um zoológico na Ucrânia

Notícias

Alisa, de 27 anos, e Timka, de 20 anos, foram levados ao santuário Libearty, na Romênia, em novembro

O santuário Libearty, da nossa parceira AMP (Millions of Friends Association), ganhou dois novos moradores no mês passado. Após passarem a maior parte de suas vidas em cativeiro, sendo explorados por um zoológico na Ucrânia, Alisa, uma ursa cega de 27 anos, e Timka, um urso de 20 anos, poderão ser felizes.

Alisa e Timka são parceiros de vida, e a associação LAEO (Lawrence Anthony Earth Organization) foi responsável pelo resgate e financiamento da jornada de quase 2.000 quilômetros até a Romênia, onde fica o santuário. 

Timka e Alisa, dois ursos marrons, em meio à floresta do santuário Libearty

Timka e Alisa chegando ao santuário Libearty.

Alisa

Timka e Alisa, dois ursos marrons, em meio à floresta do santuário Libearty

Alisa finalmente segura e tranquila na floresta do santuário.

Alisa é uma ursa cega de 27 anos que foi forçada a viver em uma pequena gaiola em um zoológico na Ucrânia. Tragicamente, ela foi forçada a procriar repetidamente e todos os seus filhotes foram levados embora - não se sabe por qual motivo. Por ser cega, Alisa precisará de cuidados especiais durante toda sua vida.

Paula Ciotlos, Diretora Executiva da AMP, conta que está sendo difícil para Alisa se acostumar com os fios elétricos. "Quando ela se aproxima da cerca, temos que desligar a eletricidade", explica. Como a ursa não consegue enxergar onde está, ela está se esforçando para construir uma espécie de "mapa virtual" do local - o que a faz, às vezes, chegar perto da cerca elétrica.

Timka

Timka e Alisa, dois ursos marrons, em meio à floresta do santuário Libearty

Timka tem 20 anos e passou a maior parte de sua vida com Alisa no zoológico da Ucrânia. Ele é um urso enorme - pesando cerca de 181 quilos. Infelizmente, seus dentes estão em péssimas condições por causa dos anos de alimentação com uma dieta inadequada e ele precisará de tratamento médico especializado para resolver isso. 

Prontos para uma nova vida

Timka e Alisa, dois ursos marrons, em meio à floresta do santuário Libearty

Timka (à frente) e Alisa (ao fundo) aproveitando a vida ao ar livre no santuário Libearty.

Ciotlos afirma que os dois ursos estão bem e são monitorados 24 horas por dia. "Ambos são muito curiosos e exploram o local o dia todo. Eles gostam de cheirar as árvores, brincar com as folhas. Timka adora água (Alisa ainda tem medo) e os dois estão cavando muito! Talvez estejam se preparando para o inverno", explica Paula.