A bear suffering on a bear bile farm - World Animal Protection

Em meio à pandemia, indústria cruel de bile de urso continua lucrando

Notícias

Relatório revela o horror por trás da produção de um dos medicamentos mais usados na medicina tradicional

A bile do urso é o problema, não a cura

Nosso novo relatório “Cura cruel” chega poucos dias depois de uma notícia muito decepcionante: o governo chinês está recomendando o uso de um medicamento que contém bile de urso para tratar sintomas graves causados pelo novo coronavírus, juntamente com outros medicamentos tradicionais à base de plantas.

Esse fato é ainda mais chocante neste momento, já que o contato direto com animais silvestres pode ter sido responsável pelo início da pandemia de COVID-19.

Por isso, estamos pedindo ao governo chinês para retirar esse medicamento de sua lista de recomendações e incluir apenas medicamentos tradicionais à base de plantas.

A bear cub on a farm in Vietnam - photo by our partners Education for Nature Vietnam

Um filhote de urso em cativeiro no Vietnã (Foto: Education for Nature Vietnam).

Uma ameaça para os animais e as pessoas

Enquanto você lê este texto, mais de 24.000 ursos sofrem em cativeiro para que sua bile seja usada na fabricação de produtos medicinais em toda a Ásia (China, Vietnã, Mianmar, Laos e Coréia do Sul).

A bile é extraída dos animais ainda vivos em um procedimento extremamente cruel. O líquido é drenado da vesícula biliar por meio de um tubo de metal inserido em uma abertura criada cirurgicamente no abdômen do animal.

Os ursos gemem e tremem de dor. Essa é, sem dúvida, uma das formas mais extremas de maus-tratos aos animais no mundo. 

Leia aqui o relatório completo (em inglês)

"O tratamento dado aos ursos e outros animais silvestres é cruel e abusivo em uma escala industrial. Isso tem que acabar agora, com a proibição permanente o comércio de animais silvestres e fechamento de todas os locais que produzem bile de ursos e criam animais silvestres para uso medicinal”, afirma Dr. Jan Schmidt-Burbach, nosso lídel global de pesquisa e bem-estar de animais silvestres.

Além de desumana, a produção de bile de urso é um risco para a saúde pública.

Sessenta por cento das doenças infecciosas emergentes são zoonóticas (ou seja, transmitidas de animais para humanos) e 70% delas têm origem em animais silvestres. Anualmente, elas matam 2.000.000 de pessoas no planeta.

Bear on a farm in Vietnam with fur loss, possible due to stress - photo by Tim Gerard Baker for World Animal Protection

Urso em uma fazenda no Vietnã com perda de pelos - possivelmente devido ao estresse (Foto: Tim Gerard Baker).

Precisamos acabar com o comércio global de animais silvestres para sempre

Alguns avanços recentes da China e do Vietnã são encorajadores: ambos os países proibiram o consumo de animais silvestres.

Essa proibição deve ser estendida para o uso de animais silvestres na medicina tradicional, impedindo que animais como ursos, tigres e pangolins sofram maus-tratos.

Estamos pedindo ao governo chinês que remova os medicamentos que contêm bile de urso de suas recomendações para o tratamento dos sintomas da COVID-19, sugerindo apenas soluções a base de plantas.

Em nível global, estamos solicitando aos governos e organizações que se unam para acabar com o comércio de animais silvestres para sempre

Leia o relatório completo (em inglês).

O tratamento de ursos e outros animais silvestres é cruel e abusivo em escala industrial