Macaco preso por uma corrente, que está atrelada ao seu pescoço, em um local que mantém macacos em cativeiro para serem explorados para entretenimento

Crueldade animal: TikToker australiana chora após visitar um "show com macacos" na Tailândia

Notícias

O vídeo de Rory Eliza reúne mais de 7 milhões de visualizações e serve como alerta para os abusos com animais na indústria do turismo.

Esta semana, o vídeo de uma influenciadora australiana viralizou no TikTok, alcançando mais de 7 milhões de visualizações em menos de uma semana. No conteúdo, Rory Eliza pede, aos prantos, que viajantes de todo o mundo parem de colaborar com atividades que expõem animais selvagem ao sofrimento em troca de entretenimento.

Estimulada pelo desejo de segurar um macaco enquanto viajava por Phuket, na Tailândia, Rory conheceu de perto a realidade por trás de atrações que exploram animais silvestres para entretenimento.

As cenas registradas pela TikToker mostram os animais presos e acorrentados no local. Para segurar o animal no colo, ele continua acorrentado e demonstra claramente estar sob imenso estresse e assustado. 

Prints do vídeo publicado pela TikToker Rory Eliza. Na imagem à esquerda, macacos são exibidos presos e acorrentados. Na imagem à direita, Rory está com um filhote de macaco no seu colo, que também está acorretado.

Imagens: Reprodução/TikTok @RoryEliza 

No vídeo, a influenciadora pede, aos prantos, que viajantes de todo o mundo parem de colaborar com atividades que expõem animais selvagem ao sofrimento em troca de entretenimento. "Se você está na Tailândia, em Phuket, não pague por isso. Não apoie isso. Eu queria poder saber disso antes", declara a Rory aos prantos. "Nós precisamos acabar com essa crueldade animal", acrescenta.

Silvestre não é entretenimento

Capturados ou criados em cativeiro, os animais selvagens sofrem imensamente ao serem explorados para entretenimento.

“Os visitantes não sabem os bastidores desse tipo de treinamento, no caso com macacos. Para que os animais permitam o toque, eles são, normalmente, agredidos ou sedados. Essa indústria cruel movida pelo entretenimento pode ser barrada com educação e informação”, declara Suzanne Milthorpe, Diretora de Campanhas da Proteção Animal Mundial na Austrália

Para ser um turista amigo dos animais, procure sempre por atrações que: 

  1. Não permitam segurar, tocar ou montar em animais selvagens
    Preste sempre muita atenção para atividades que permitam o toque ou montaria em um animal silvestre. Nestes casos, provavelmente, ele passou por algum treinamento cruel para torná-lo submisso o suficiente para permitir a interação humana;
  2. Não mantenham animais em cativeiro
    Independentemente do país que você está visitando, é importante lembrar que as necessidades dos animais selvagens nunca podem ser plenamente atendidas em cativeiro. Quando seguramos um macaco ou montamos um elefante, inadvertidamente apoiamos uma indústria que captura ou cria esses animais, tirando-os de seus habitats naturais e sujeitando-os a uma vida inteira de privações;
  3. Ofereçam a observação dos animais livres e em seus habitats
    Os Parques Nacionais abrigam uma variedade de vida selvagem única. Por isso, se você procura por uma experiência especial com animais silvestres durante as férias, aviste-os na natureza, onde eles pertencem.

“Além de gerar um enorme sofrimento a milhares de animais em todo o mundo, o comércio e a exploração dessas espécies pelas indústrias do turismo e entretenimento favorecem as contaminações por zoonoses e ameaçam a saúde da população”, finaliza Suzanne.

Juntos, podemos acabar com a exploração animal. Para sempre.