Tartaruga terrestre

Descubra os 5 "testudíneos" mais fofos do planeta

Notícias

Temos certeza que, assim como nós, você também é apaixonado por elas. Sabe de quem estamos falando? Das tartarugas!

Foto acima: Cuatrok77 / via Flickr

Hoje é o Dia Mundial da Tartaruga. Para comemorar, separamos uma lista para você cair de amores (mais ainda!) pelos encantos desses animais milenares.

E, veja bem, até a classificação é fofa: testudíneos ou testudines – também conhecidos por “quelônios” – é o grupo caracterizado pelas tartarugas marinhas e de água doce, pelos cágados de água doce e pelas tartarugas terrestres, conhecidas como jabutis.

Pedimos aos nossos especialistas em vida silvestre que fizessem um top 5 das espécies mais simpáticas e, depois de muita discussão (afinal, todas elas são incríveis!), este foi o resultado:

1 - Tartaruga gigante de casco mole de cantor

tartaruga_de_casco_mole_0

Foto: Dementia / via Flickr

Também conhecida como tartaruga gigante asiática, ela é um dos animais mais raros do planeta. Vive nos rios, lagos e pântanos das regiões costeiras do sudeste da Ásia e pode chegar a 2 metros e 50 quilos!

Sua principal característica é possuir uma carapaça macia e uma espécie de couraça que protege seu corpo. Elas podem passar horas a fio enterradas nos fundos lodosos dos rios e lagos à espera de alguma presa – peixes, crustáceos e moluscos. Devido à caça irregular e à destruição de seu habitat, essa espécie corre um alto risco de extinção.

2 – Tartaruga-de-pente

tarta1

Foto: Don McLeish / via Flickr

Essa tartaruga marinha vive majoritariamente em áreas tropicais, nos recifes e corais de águas rasas. Ela pode chegar a quase 1,5 metro e pesar 150 quilos. Assim como outras tartarugas marinhas, ela tem um ciclo de vida longo – entre 50 e 80 anos – e só atingem a maturidade sexual após os 25 anos.

Principalmente por conta da poluição costeira e da pesca fantasma – petrechos de pesca perdidos ou abandonados nos oceanos –, essa espécie também está seriamente ameaçada de extinção.

3 - Tartaruga de barriga vermelha e pescoço curto

tarta2

Foto:  Petra Karstedt / via Wikimedia

Pode ser encontrada na Austrália e Papua-Nova Guiné. Fica a maior parte do tempo em áreas de águas rasas ou barrentas. A coloração laranja é mais forte nos filhotes e vai desbotando conforme elas envelhecem, mas ainda pode ser percebida nas adultas.

4 - Tartaruga nariz de porco

tarta3

Foto: Rob Bulmahn / via Wikimedia

Também nativa de Papua-Nova Guiné e Austrália, essa é a única tartaruga de água doce com nadadeiras – similares às das suas parentes do mar –, mas sua principal característica é o narizinho de porco. Ele funciona como um snorkel (aqueles de mergulho!), para que ela respire sem se expor, além de servir para detectar o movimento das presas em águas turvas.

5 - Tartaruga gigante de Galápagos (ou Tartaruga-das-galápagos)

tarta4

Foto: John5199 / via Flickr

E o nosso primeiro lugar ficou reservado para essas gigantes. Elas são as maiores tartarugas terrestres do mundo, conhecidas por serem a alma e coração de Galápagos!

Devido à dispersão e isolamento desses indivíduos em cada uma das ilhas do Arquipélago, diversas espécies de tartarugas gigantes surgiram ao longo dos milênios, cada uma com suas características únicas.

E sua grandiosidade não é apenas física: essa espécie enfrentou uma grande luta para se livrar do risco de extinção e, com apoio das unidades de conservação locais, hoje prosperam livres em seu habitat natural.

Você sabia? As maiores tartarugas terrestres do mundo vivem em Galápagos