A piglet in a high welfare farm

Grupo Pão de Açúcar assume compromisso pelo bem-estar dos porcos

Notícias

Até 2028, todos os fornecedores deverão atender à política de bem-estar animal da rede

O Grupo Pão de Açúcar, dono das redes de supermercados Pão de Açúcar e Extra, anunciou mudanças em sua política de bem-estar animal que deverão beneficiar milhões de porcos criados no Brasil. Até 2028, cem por cento da carne suína vendida em suas lojas, seja ela processada ou in natura, será proveniente de fornecedores que seguem práticas de bem-estar animal determinadas pela rede varejista.

As mudanças na política de bem-estar do Grupo Pão de Açúcar determinam que a empresa só comprará carne suína de fornecedores que:

  • façam a transição de gaiolas individuais de gestação para baias de gestação coletiva até o final de 2028;
  • eliminem o corte de orelhas (mossa) como forma de identificação dos animais;
  • acabem com a castração cirúrgica, substituindo essa prática pela castração por vacina (imunocastração);
  • utilizem o corte ou desgaste dos dentes dos animais somente em casos de extrema necessidade, como quando alguns animais apresentarem comportamentos agressivos e ferirem outros animais;
  • ofereçam enriquecimento ambiental aos animais nas diferentes fases da criação para diminuir o estresse e permitir que expressem seus comportamentos naturais;
  • implementarem um plano de monitoramento do uso de antibióticos para seus fornecedores.

“O compromisso firmado pelo GPA reforça a necessidade e a importância de transformarmos o sistema de alimentação global. As corporações têm o poder de transformar a vida de milhões de animais criados anualmente por meio de mudanças em suas políticas de bem-estar”, explica José Rodolfo Ciocca, nosso gerente de campanhas de animais de fazenda.

Você também pode mudar a vida dos animais de fazenda

O sistema industrial intensivo de criação de animais os submete a uma existência de sofrimento. Nossas estimativas indicam que mais de 70 bilhões de animais de fazenda sejam criados e abatidos todos os anos no mundo, dos quais 2/3 vivem em sistemas que visam a alta produtividade e o lucro em detrimento do bem-estar animal.

Você pode mudar essa realidade começando por seus hábitos de consumo. Tudo começa com uma redução no consumo e por fazer melhores escolhas.

Conheça nosso guia de consumo consciente e sabia como você pode fazer uma mudança pelos animais.