Macaws in captivity at a breeding facility in Rio de Janeiro, Brazil - World Animal Protection

Líderes mundiais prometem combater futuras pandemias, mas se esquecem dos animais

Notícias

Apesar do apelo de mais de 1 milhão de pessoas pelo fim do comércio global de animais silvestres, países do G20 não discutiram o assunto durante sua reunião de cúpula neste final de semana

Durante sua cúpula anual no último final de semana (21 e 22 de novembro), o G20, grupo formado por 19 países e a União Europeia, assumiu o compromisso de garantir que pandemias como a COVID-19 nunca mais aconteçam.

O líderes mundiais prometeram "promover a preparação, prevenção, detecção e resposta a pandemias globais" e reconheceram "a necessidade de soluções de longo prazo para abordar as lacunas na preparação e resposta à pandemia global ".

O acordo entre os líderes do G20 é um primeiro passo parcial para reduzir o risco de futuras doenças e pandemias de origem na vida selvagem. No entanto, está distante da urgente e necessária ação de acabar com o comércio global de animais silvestres - que aumenta o risco de transmissão de doenças entre esses animais e os seres humanos.

A pangolin in a cage.

Foto: Arief Budi Kusuma / shutterstock.com

É decepcionando que o G20 não aborde o tema do comércio de animais silvestres na Declaração dos Líderes, embora os Ministros da Agricultura do G20 recentemente tenham reconhecido a necessidade de avaliar a ligação entre esse comércio e as pandemias.

A declaração também reconhece a importância de “salvaguardar o nosso planeta e construir um futuro mais ambientalmente sustentável e inclusivo para todas as pessoas”, e incentiva práticas mais sustentáveis no turismo, que “salvaguardam o planeta”.

Para que isso aconteça, é vital que uma proibição global do comércio de animais silvestres, incluindo para uso em entretenimento, seja incluída em quaisquer medidas relacionadas.

A luta não acabou

Nossa petição, assinada por mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo, e nossa campanha, apoiada por especialistas em vida selvagem como Jane Goodall, provaram que existe um grande apoio público para banir o comércio global de animais silvestres.

Os líderes globais do G20 estão ouvindo, mas precisam ir além para demonstrar que levam a sério a ameaça de futuras pandemias.

Em 2021, a Itália irá receber a Cúpula dos Líderes do G20. Por isso, voltaremos nossas atenções à Presidência Italiana. Queremos que o governo da Itália reconheça que a saúde humana e a saúde animal estão intimamente ligadas, garantindo que o G20 dê os próximos passos para tonar a proibição do comércio global de animais silvestres uma realidade em 2021.

Continuaremos a trabalhar com o G20 para responsabilizá-los por sua promessa de prevenir futuras pandemias, lembrando-os da necessidade de proteger a vida selvagem em todo o planeta.

Os líderes globais do G20 estão ouvindo, mas precisam ir além para demonstrar que levam a sério a ameaça de futuras pandemias.