A tiger kept in a cage at a venue where tigers are mainly used as props for tourist photos.

4 coisas que "A Máfia dos Tigres" não ensina sobre animais em cativeiro

Notícias

Série documental da Netflix tem foco em assassinatos e caos, mas a verdadeira história é ainda mais chocante

A série documental "A Máfia dos Tigres" estreou na Netflix no dia 20 de março e conquistou a marca de 34,3 milhões de espectadores nos primeiros 10 dias. . Ela conta a história da briga entre Joe Exotic, um controverso criador de grandes felinos, e Carole Baskin, dona de uma reserva para animais. Em meio a crimes e violência, os verdadeiros protagonistas – os grandes felinos – contam uma história de crueldade e sofrimento.

1. Tigres não são acessórios para fotos 

Foto postada em rede social, de uma turista posando com um filhote de tigre na Jungle Cat World, no Canadá

Turista posando para foto com um filhote de tigre na Jungle Cat World, no Canadá.

Uma coisa que todos podemos concordar é que os tigres são animais lindos e extremamente fofos quando filhotes. Na série, Joe Exotic usa vários filhotes de tigre para atrair visitantes, com o objetivo de oferecer a eles uma experiência de contato próximo com animais silvestres. Tudo isso enquanto um fotógrafo os segue, registrando os momentos.

O que muitas pessoas talvez não notem é a indústria cruel por trás das carícias nos filhotes e encontros com grandes felinos promovidos por Joe. Enquanto os tigres que vivem na natureza ficam com suas mães por até dois anos, em cativeiro eles são separados de suas mães imediatamente após o nascimento. Depois da separação, os filhotes são alimentados com mamadeira e expostos aos seres humanos. Uma vez que eles crescem - e se tornam muito grandes e perigosos para as sessões de fotos -, são substituídos por um novo filhote.

Esse é um ciclo terrível e interminável, com o único objetivo de manter as atividades turísticas em andamento. A indústria de criação de filhotes é responsável por um número absurdo de tigres - e outros animais silvestres - em cativeiro e em práticas intensivas de criação. Isso sem contar o estresse a que são submetidos por terem contato com as pessoas e por não viverem em seus ambientes naturais.

2. Tigres pertencem à natureza

Um tigre na natureza

Tigre expressando seu comportamento natural de saltar na natureza.

Apesar do que você pode ter visto em "Á Máfia dos Tigres", esses grandes felinos jamais se adaptariam à uma vida inteira dentro de uma gaiola - na Flórida ou em qualquer outro lugar. Em cativeiro, os comportamentos e movimentos naturais de um tigre são extremamente restritos, o que lhe causa estresse, tédio e frustraçãoEles evoluíram para viver na natureza; não são animais domésticos.

Eles são animais magníficos que andam por pastagens e selvas no leste da Ásia. São animais territoriais, solitários e que podem viver em áreas "residenciais" de quase 300 km² [1]. Pesando algumas vezes mais de 300 kg e com um comprimento de aproximadamente 3 metros, o tigre é o maior membro da família dos gatos. Eles são incrivelmente ágeis e rápidos e podem saltar à uma distância de mais de 10 metros. Diferente dos gatos domésticos, eles amam água e são bons nadadores.

3. Tigres sofrem imensamente em cativeiro

A baby tiger spends the entire day in this tiny cage, at a venue where tourists pay to feed these baby tigers with milk.

Em atrações turísticas, os filhotes ficam o dia inteiro em gaiolas, esperando por visitantes que pagam para alimentá-los com leite na mamadeira.

Em atrações turísticas, os filhotes passam o dia inteiro em gaiolas, esperando por visitantes que pagam para alimentá-los com leite na mamadeira.

Durante toda a série, vemos os tigres de Joe Exotic andando de um lado para o outro em suas celas, ofegantes, mesmo estando em um espaço minúsculo. Os tigres geralmente demonstram comportamentos estereotipados, como andar sem objetivo - de um lado para o outro, sem parar -, quando são mantidos em cativeiro. Essa é uma forte indicação de que o animal está estressado. 

Acredita-se que isso tenha relação com o espaço que ocupam na natureza: quanto mais espaço eles têm em seu habitat natural, maior é a chance de desenvolverem esse comportamento estereotipado [2]. Essa é a triste realidade sobre manter esses animais inteligentes e magníficos trancados para entretenimento humano.

Além disso, muitos dos tigres que aparecem na série aparentam ter uma condição física ruim, o que não é uma surpresa, já que o programa mostra o quão difícil é oferecer uma dieta saudável aos animais. 

É comum ver animais que vivem em cativeiro com más condições físicas, seja com excesso de peso por terem uma dieta inadequada e falta de exercício ou com baixo peso devido o estresse, doenças ou competição por comida. Como os tigres são animais solitários, não estão acostumados a competir por comida.

4. Tigres representam grandes riscos à saúde dos humanos que os mantêm em cativeiro

 Tigers in a tiger show. Handlers use food to keep them performing.

Tigres sendo estimulados a fazer truques para ganhar comida.

Não é raro que os tigres causem ferimentos em seus "guardiões", como é mostrado no segundo episódio da série - quando o braço de Saff é golpeado. Eles são um dos animais mais perigosos para se cuidar.

Sociedades de zoológicos do mundo todo possuem diretrizes rígidas sobre como cuidar desses animais em cativeiro. A Associação de Zoológicos e Aquários Americana, por exemplo, escreveu em seu manual do tigre, de 2016, que "os tigres são animais grandes e perigosos que podem facilmente causar ferimentos ou morte em outros animais ou seres humanos, e deve-se tomar muito cuidado quando estiver perto de um. Todos os funcionários que trabalham com tigres devem receber treinamento completo (...)". 

Ainda sim, há inúmeros casos de tigres e outros animais silvestres potencialmente perigosos que escaparam do cativeiro, feriram e até mataram pessoas. Isso porque os lugares em que os tigres são mantidos geralmente não estão dentro do padrão e têm poucas medidas de segurança.

 

Referências

[1] Simcharoen, A., Savini, T., Gale, G. A., Simcharoen, S., Duangchantrasiri, S., Pakpien, S., & Smith, J. L. (2014). Female tiger Panthera tigris home range size and prey abundance: important metrics for management. Oryx, 48(3), 370-377.

[2] Clubb, R., & Mason, G. J. (2007). Natural behavioural biology as a risk factor in carnivore welfare: How analysing species differences could help zoos improve enclosures. Applied Animal Behaviour Science, 102(3-4), 303-328.

Em cativeiro, os comportamentos naturais de um tigre são extremamente restritos, causando estresse, tédio e frustração