Mitos e maus-tratos: gato preto não dá azar

Mitos e maus-tratos: gato preto não dá azar

Notícias

Infelizmente, mitos e superstições ainda rondam os gatos pretos. E nas sextas-feiras 13 ou Dia das Bruxas, este preconceito vem à tona.

Durante a idade média, algumas pessoas acreditavam que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais e que, por esta razão, cruzar com eles na rua era um sinal de azar. 

Este é um preconceito totalmente infundado. A coloração negra ocorre naturalmente em felinos (assim como em cachorros) e está ligada ao acúmulo da pigmentação melanina. Esta é uma característica genética e não exerce qualquer influência sobre o comportamento do animal.  

Infelizmente, muitos mantêm esta superstição ainda hoje. Em épocas como o halloween e nas sextas-feiras 13, aumentam os casos de maus-tratos e violência contra estes animais, que não tem culpa nenhuma de ter nascido com a coloração preta e que não podem se proteger sozinhos. 

Redobre a atenção

Se você tem um gato preto, tenha cuidado especial nestes dias. Não deixe o animal ter acesso à rua e evite doar ninhadas ou gatos pretos adultos em datas supersticiosas. 

Vai doar? Siga algumas dicas: 

  • Quando alguém ligar para adotar, ofereça gatos de outas cores e veja a reação do pretenso adotante. 
  • Se a pessoa insistir na coloração preta,  desconfie. Diga que o gato está esterilizado (castrado) ou que possui alguma manchinha branca na pelagem, pois muitas vezes os gatos castrados ou que não são inteiramente negros não servem para os rituais. 
  • Se a adoção for concluída, mesmo assim vá até a casa do adotante e observe cuidadosamente tudo. Faça o adotante assinar um termo de adoção responsável e diga que você faz questão de fazer visitas regulares no período de adaptação, que pode durar até três meses. 
  • A melhor forma de evitar problemas é não doar gatos pretos nas semanas onde há sextas-feiras 13 ou antes do dia 31 de outubro, conhecido como o Dia das Bruxas. 
  • Diante de qualquer dúvida ou desconfiança, não corra o risco. Não doe.

Faça sua parte

Oriente as pessoas que ainda mantêm qualquer tipo de superstição a respeito dos gatos pretos. Explique que este é um preconceito infundado e que traz sofrimento a esses animais – muitas vezes abandonados, maltratados e até mesmo mortos. 

Vale lembrar ainda que qualquer ato de violência contra um animal é crime, de acordo com a Lei Federal 9605. Se você presenciar atrocidades contra gatos pretos, tente impedir e denuncie o agressor. 

Este é um preconceito infundado e que traz sofrimento a esses animais – muitas vezes abandonados, maltratados e até mesmo mortos