Urso preto asiático dentro de uma jaula, sentado e olhando em direção à câmera

Nove ursos são resgatados de fazendas de bile no sul do Vietnã

Notícias

O resgate, que aconteceu nos dias 10 e 11 de fevereiro, foi o maior já realizado com o apoio da Proteção Animal Mundial.

Desde 2019, nossa equipe vinha trabalhando incansavelmente com três proprietários de fazendas de bile de urso para convencê-los a entregar os animais. Isso porque, apesar da extração de bile ser proibida no Vietnã desde 2005, os fazendeiros ainda têm permissão de mantê-los como "animais de estimação". 

Devido à pandemia de COVID-19, as missões de resgate tiveram que ser adiadas e os ursos, que já viviam em condições inapropriadas, continuaram presos em gaiolas escuras e estreitas, recebendo uma alimentação inadequada. 

Felizmente, logo no começo de 2022 pudemos mudar a vida de nove ursos que viviam em fazendas de bile no sul do Vietnã! 

Urso preto asiático anestesiado, deitado no chão enquanto é examinado pela equipe de resgate

No dia 10 de fevereiro, a equipe de resgate visitou duas fazendas, a Vu Van Hien (também conhecida como Thai Thuy) e a Nguyen Ngoc Tien. Na primeira, dois ursos - uma fêmea de 190 quilos e um macho de 185 quilos - foram anestesiados e passaram por exames de saúde antes de serem transportados. Na segunda fazenda, quatro ursos foram transportados, sem a necessidade de serem anestesiados - na verdade, eles até pareciam muito animados!

Já no dia 11 de fevereiro, a equipe resgatou mais três ursos na fazenda Huynh Thi My (conhecida como Than Canh). Eles foram anestesiados, passaram por exames de saúde e, então, foram transportados. Devido às condições em que era mantidos, os ursos estavam todos muito pequenos, pesando entre 50 e 60 quilos cada. 

Agora, os nove ursos poderão desfrutar de uma vida mais feliz e livre de sofrimento no santuário Four Paws, na província de Nihn Bin.

Em 2005, o número de ursos em fazendas de bile no Vietnã era de 4.300. Hoje, são menos de 314 e o resgate desses nove ursos coloca o Vietnã mais próximo de um país livre dessa indústria cruel.