Onça-pintada à beira do Rio São Lourenço, no Pantanal - Brasil

Pantanal: ajudando os animais vítimas das queimadas

Notícias

Estamos colaborando com o trabalho de ONGs e grupos de voluntários que lutam para salvar onças, aves, jacarés e muitas outras espécies

Graças aos nossos apoiadores, repassamos recursos financeiros ao S.O.S. Pantanal, ao Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e ao Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD) para ajudar centenas de animais vítimas das queimadas no Pantanal.

O dinheiro foi usado levar comida e água aos animais, comprar equipamentos e medicamentos para atendimento veterinário e na manutenção das equipes a campo.

Membro do grupo GRAD prepara alimentos que serão fornecidos aos animais no Pantanal

Membro do GRAD prepara os alimentos que serão fornecidos aos animais no Pantanal. Foto: GRAD

Após os incêndios - que já destruíram quase 30% do habitat de mais de 1.200 espécies-, centenas de animais foram encontrados carbonizados ou vagando em busca de comida e água. Em muitos casos, os sobreviventes estavam gravemente feridos e muito debilitados para lutar por suas vidas.

“Os incêndios no Pantanal são uma tragédia devastadora para um dos biomas mais importantes do mundo, que abriga centenas de espécies. Infelizmente, é impossível resgatar todos os animais, mas podemos fazer a diferença para muitos deles”, afirma João Almeida, nosso gerente de campanhas de vida silvestre.

Mais de 25 toneladas de frutas, legumes, ovos e ração já foram fornecidos aos animais. As equipes instalaram bebedouros em pontos estratégicos, distribuindo cerca de 86 mil litros de água, além de reabastecerem alguns corixos (pequenos rios que se formam durante as cheias no Pantanal) com mais 50 mil litros.

Os animais também estão recebendo atendimento médico e sendo resgatados e deslocados para outros pontos do Pantanal, longe das chamas e das cinzas. São jacarés, onças, antas e outras espécies encontradas com queimaduras severas ou muito fracos para buscar por alimento.

Médicos veterinários prestam atendimento a aves vítimas dos incêncios no Pantanal - 2020

Médicos veterinários prestam atendimento a aves vítimas dos incêndios no Pantanal. Foto: GRAD

Fome cinzenta

Até o momento, não existem dados oficiais do número de animais afetados pelas queimadas no Pantanal, mas estima-se que cheguem à casa dos milhões. E esses números devem crescer ainda mais nos próximos meses.

Depois da destruição causada pelo fogo, vem a ameaça chamada fome cinzenta. Os animais que sobreviveram aos incêndios agora enfrentam dificuldades para encontrar comida e água. “Os efeitos da queimadas sobre os animais ainda serão sentidos por muitos anos. O fogo não destruiu apenas a vegetação, mas também teve impactos profundos na cadeia alimentar”, explica Almeida.

Além da fome, outro fenômeno deve afetar os animais no Pantanal. Milhares de peixes devem morrer por conta da contaminação dos rios e lagoas marginais pelas cinzas ou pelo aumento das concentrações de CO² nas águas.

Como você pode ajudar

Organizações não governamentais e grupos de voluntários estão lutando incansavelmente para salvar os animais no Pantanal.

Você pode ajudar esse trabalho fazendo doações para compra de comida, água e equipamentos para atendimento veterinário.

Confira a lista de instituições e colabore:

 

Foto do topo: Onça-pintada à beira do Rio São Lourenço, no Pantanal. Bernard Dupont.

Infelizmente, é impossível resgatar todos os animais, mas podemos fazer a diferença para muitos deles

Saiba mais