Macaco-prego em um galho de árvore

Proteção Animal Mundial lança minidocumentário em parceria com Repórter Brasil

Notícias

O curta-metragem "Floresta Racionada" aponta o impacto da soja sobre animais silvestres e de fazenda

Realizado em Sinop, no Mato Grosso, "Floresta Racionada" foi produzido em parceria com a Repórter Brasil, uma premiada organização não-governamental de jornalismo investigativo. Por meio de extensas pesquisas de dados e entrevistas com especialistas, o material busca evidenciar como a produção brasileira de grãos abastece, primordialmente, a indústria da carne e impacta a fauna brasileira

Lançado no dia 24 de abril, dia da Assembleia Geral dos Acionistas (Annual General Meeting) da JBS, o curta teve como objetivo ampliar a discussão sobre os impactos da pecuária industrial intensiva e a responsabilidade da empresa que mais impacta com sua cadeia de produção nos dias atuais. 

O Mato Grosso é o maior estado produtor de grãos do Brasil e o único a ter três dos principais biomas do país: Amazônia, Cerrado e Pantanal, com uma safra superior a 44 milhões de toneladas por ano. Apesar da sua força econômica, a atividade agrícola ainda é o principal vetor de devastação da Amazônia e do Cerrado.

O curta-metragem denuncia o impacto da pecuária industrial intensiva na vida dos animais silvestres - que são afetados pelas queimadas e o desmatamento - e de produção (como aves, suínos e bovinos) - que são criados em condições contestáveis. 

Imagem aérea de floresta desmatada no Mato Grosso

Nesse sentido, a Proteção Animal Mundial trabalha globalmente para que não sejam construídas novas fazendas industriais intensivas como forma de como forma de combater a causa raiz do desmatamento e de proteger do sofrimento bilhões de animais silvestres e de produção. As indústrias de criação animal têm a responsabilidade de rastrear a origem da ração  adquirida, não contribuindo assim para a destruição dos habitats.

Se não conseguem garantir uma produção livre de desmatamento e proteção da biodiversidade, oferecendo mecanismos eficazes de rastreabilidade, como pretendem cumprir com a promessa do carbono zero que deve ser alcançado daqui alguns anos? É hora de mudar.  

O documentário  

Este projeto de documentário de curta-metragem é fruto de um relatório da Repórter Brasil, divulgado no fim de 2022, e traz para discussão uma investigação sobre os impactos da produção de grãos na fronteira agrícola do país. O foco do material são os animais silvestres e animais em confinamento para a indústria da carne.

Por meio de uma extensa pesquisa de dados e de entrevistas com especialistas renomados, como Ricardo Abramovay (sociólogo/USP), Marcos Rosa (Mapbiomas), Elaine Dione (professora médica veterinária da UFMT) e Gustavo Canale (Instituto Ecótono), o documentário pretende mostrar como a pujante produção brasileira de grãos serve, primordialmente, para abastecer a indústria da carne.

Macaco-prego em um galho de árvore

Para além de alertar o público sobre os impactos socioambientais decorrentes desse processo, como o desmatamento ilegal e o desrespeito a comunidades tradicionais, o filme tem por objetivo central denunciar a crueldade no tratamento dispensado aos animais.

E isso engloba não só os animais silvestres vítimas de queimadas, por exemplo, mas também aves, suínos e bovinos criados em condições absolutamente questionáveis para alavancar um dos principais setores do agronegócio nacional.

Para tanto, o projeto tem como pressuposto a realização de uma viagem de campo de sete dias para a realização de entrevistas e o registro de imagens. O local escolhido é Sinop (MT), um dos principais polos do país na produção de grãos.

Ficha Técnica

Floresta Racionada - O impacto da soja sobre animais silvestres e em confinamento (13')
Direção e roteiro: Gil Alessi
Direção de fotografia e Montagem: Lucas Barreto
Produção Executiva: Carlos Juliano Barros
Artes e Animações: Toca Hub
Realização: Repórter Brasil e Proteção Animal Mundial 

Saiba mais