Mesa cheia de alimentos nutritivos - com foco em legumes e vegetais

Os Reis da Mesa: diminuir o consumo de carne? Isso sim é comer como um rei!

Notícias

Nova campanha da Proteção Animal Mundial promove diversidade alimentar e adoção de hábitos que beneficiem a saúde humana, o planeta e os animais.

O consumo excessivo de carne está associado ao sofrimento de 50 bilhões de animais que são criados em sistemas industriais intensivos anualmente. Isso porque a crescente demanda por proteína animal é um dos principais impulsionadores da pecuária industrial intensiva, que foca principalmente no lucro.

Para ajudar a mudar essa realidade, lançamos a campanha Os Reis da Mesa que tem como objetivo incentivar a população brasileira na adoção de hábitos alimentares que beneficiem a saúde humana, o planeta e os animais - tudo isso por meio do consumo consciente, que começa com uma redução no consumo e passa pela prática de fazer melhores escolhas.

Saiba mais sobre a campanha

Mãos do lado esquerdo seguram um bowl com legumes e vegetais. Ao lado direito, texto sobre a campanha os reis da mesa que diz

“Com esse trabalho nós queremos pavimentar a transição ao instigar reflexão sobre aspectos culturais da alimentação brasileira e ajudar afastar estereótipos equivocados que foram se formando. O nome Os Reis da Mesa parte do conceito de que os alimentos de origem vegetal no nosso prato são absolutamente tradicionais e não menos importantes ou saborosos do aquilo que chamamos popularmente de ‘mistura’. Todos os ingredientes têm a sua majestade. Soberanos somos nós ao fazermos escolhas conscientes", explica José Ciocca, gerente de Agropecuária Sustentável da Proteção Animal Mundial.

"É preciso desvincular consumo de carne de status social - isso é uma construção mercadológica que a ciência mostra ser prejudicial para a saúde individual e coletiva. Ao corrigirmos isso, atuamos na raiz do problema para também reduzir o grande sofrimento animal que existe na pecuária industrial intensiva”, complementa Ciocca.

Saiba mais sobre a campanha

Semana "Os Reis da Mesa"

Além de educar e conscientizar a população para estimular a diversidade alimentar, uma das ações da campanha é a Semana "Os Reis da Mesa" – um evento gastronômico realizado com restaurantes de São Paulo para promover a diversidade alimentar e popularizar carnes com alto nível de bem-estar.

Entre 4 e 10 de julho de 2022, os restaurantes participantes vão oferecer um prato "Reis da Mesa" – que deve conter uma carne (cortes de frango, suíno ou bovino) produzida com padrões de alto nível de bem-estar e outros ingredientes de origem vegetal, apresentando ao público participante receitas originais e saborosas. O objetivo é que, em todos os pratos, a carne não seja a protagonista.

A semana Os Reis da Mesa já tem a participação confirmada dos restaurantes ChefVivi, Ruella Bistrô, Imma, Quatrino, MoDi Giardino, Bar Higienópolis, Las Chicas, Clementina, Mescla e Comedoria Gonzales.

Além da carne com altos níveis de bem-estar animal, os restaurantes deverão elaborar pratos com atenção às recomendações nutricionais da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura/Organização Mundial da Saúde sobre a necessidade média de proteína animal de boa qualidade. 

Saiba mais sobre a Semana