a chicken next to antibiotic pills

Relatório revela que o uso indiscriminado de antibióticos na pecuária industrial intensiva promove o aparecimento de bactérias multirresistentes

Notícias

A pesquisa também alerta para os riscos à saúde e ao meio ambiente decorrentes do uso indiscriminado de antibióticos na produção de proteínas animais.

O uso irresponsável de antibióticos na pecuária industrial intensiva tem contribuído para a disseminação global de bactérias multirresistentes. É o que indicam os dados dos estudos de campo realizados pela Proteção Animal Mundial entre 2018 e 2022.

Testamos fontes de águas próximas às fazendas de criação de animais em sistemas industriais intensivos e também carnes vendidas nos supermercados para a presença de bactérias resistentes a antibióticos. Nossos testes de produtos cárneos revelaram bactérias resistentes em carnes na Austrália, Brasil, Indonésia, Quênia, Espanha, Tailândia, Reino Unido e EUA.

Já nos testes de cursos d’água foram encontrados genes de resistência a antibióticos (ARGs) em todos os países testados: Brasil, Canadá, Espanha, Tailândia e EUA. As descobertas sugerem que as bactérias multirresistentes provenientes da criação de animais estão circulando pela cadeia alimentar, com implicações negativas para a saúde humana e para o meio ambiente.  

Rio poluído com rações de animais criados em sistemas industriais intensivos

Os resultados estão compilados no relatório “Pecuária Industrial Intensiva: fábrica de bactérias multirresistentes”, lançado este mês, que marca a Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso de Antimicrobianos, promovida todos os anos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entre os dias 18 e 24 de novembro. O objetivo da campanha é aumentar a conscientização sobre o assunto e alertar para as melhores práticas de uso do medicamento, a fim de evitar o surgimento e a propagação da resistência antimicrobiana em todo o mundo. 

Leia o relatório

O que é a resistência antimicrobiana?

A resistência antimicrobiana (RAM) ocorre quando microrganismos (bactérias, fungos, vírus e parasitas) sofrem alterações e adquirem resistência quando expostos a antimicrobianos (classe de medicamentos que, além dos antibióticos, inclui também antifúngicos, antivirais, antimaláricos e anti-helmínticos, por exemplo), dificultando o tratamento de infecções e ampliando o risco de propagação e gravidade de doenças e o aumento de mortes.

As bactérias multirresistentes podem contaminar os seres humanos através dos animais, do meio ambiente ou dos alimentos e, dessa forma, representam uma grande ameaça à segurança alimentar e à saúde pública. Atualmente, 1,27 milhão de pessoas morrem a cada ano vítimas de infecções que não respondem ao tratamento com antibióticos e estima-se que até 2050 esse número salte para 10 milhões. 

A pecuária industrial intensiva usa rotineiramente níveis muito altos de antibióticos. Estima-se que 75% de toda a produção mundial desse tipo de medicamento seja usada na pecuária. Os animais, incluindo suínos e frangos, espécies de criação extremamente intensiva, são submetidos à sua utilização de forma indiscriminada e irresponsável com o objetivo de promover o crescimento acelerado e mascarar problemas de bem-estar animal.

Os antibióticos, por exemplo, são usados de forma paliativa para evitar que animais estressados adoeçam devido às altas densidades dos ambientes em que são confinados, o que vai contra as recomendações da OMS.

Resultados revelam fábricas de bactérias

O relatório "Pecuária Industrial Intensiva: fábrica de bactérias multirresistentes" indica que no Brasil, com base nos resultados dos testes de água realizados em 2021, os rios próximos de fazendas industriais intensivas apresentaram maior diversidade de Genes de Resistência Antimicrobiana (ARGs) na comparação com águas mais próximas de suas nascentes. Foram encontradas evidências de genes resistentes a b-lactâmicos, fluoroquinolonas, macrolídeos e até mesmo agentes desinfetantes.

Em 2018, testes de carne suína apontaram a presença da bactéria E. coli em 92% das amostras avaliadas, além de resistência a Fluoroquinolonas, Amicacina, Sulfonamidas, Ceftiofur e Colistina – antibióticos considerados mais criticamente importantes ou altamente importantes para humanos, conforme definição da Organização Mundial de Saúde. 

No Reino Unido, o levantamento feito pela organização neste ano revelou que mais de 10% das amostras de produtos suínos, incluindo cortes como bistecas e carne moída, estavam infectados com bactérias que mostraram resistência a um antibiótico de último recurso, usado para tratar doenças graves em seres humanos. Os produtos contaminados incluíam algumas carnes suínas vendidas com o rótulos de certificação, como o Red Tractor, orgânicos e garantia RSPCA.

Nos Estados Unidos, o estudo também focou na análise de carnes suínas comercializadas em supermercados e 80% das bactérias isoladas de produtos suínos eram resistentes a pelo menos um tipo de antibiótico. Em único supermercado norte-americano, 37% das bactérias encontradas nas amostras eram multirresistentes, o que significa que eram resistentes a três ou mais classes de antibióticos, e quase 10% eram resistentes a um total de seis classes de antibióticos clinicamente importantes.

Leia o relatório completo

Bem-estar animal é chave para reduzir a resistência antimicrobiana

Com os resultados indicando a contaminação por bactérias multirresistentes em diferentes países e continentes, alertamos para a necessidade de fortalecer os Padrões Mínimos de Bem-estar definidos no FARMS Initiative em suas normas específicas para cada espécie.

“A saúde e o bem-estar dos animais, das pessoas e de nosso planeta são interdependentes. A precariedade da saúde e do bem-estar animal na pecuária industrial intensiva afeta negativamente a saúde pública, a segurança alimentar e o meio ambiente”, afirma Daniel Cruz, coordenador de agropecuária sustentável da Proteção Animal Mundial. 

Junte-se a nós para acabarmos com o uso indiscriminado de antibióticos

Além de estarmos pressionando os governos para que eles imponham uma moratória à pecuária industrial intensiva, impedindo a aprovação de novas criações nesse modelo ou ainda a expansão das fazendas e granjas já existentes nos próximos 10 anos, queremos que o poder público estabeleça padrões mínimos obrigatórios de bem-estar para a criação dos animais.

Por isso, estamos com uma petição para que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) coloque fim ao uso irresponsável de antibióticos em animais de produção.

"A erradicação da pecuária industrial intensiva limitará o aumento da resistência antimicrobiana (RAM) em animais de criação. Isso proporcionará uma melhoria da saúde e do bem-estar animal, uma alimentação mais saudável para as pessoas, além de um sistema alimentar mais seguro e também sustentável", explica Cruz. 

Juntos, podemos acabar com a Pecuária Industrial Intensiva.

A erradicação da pecuária industrial intensiva limitará o aumento da resistência antimicrobiana (RAM) em animais de criação.