MoDi

Semana gastronômica “Os Reis da Mesa” começa em São Paulo

Notícias

Variedade de restaurantes participantes mostra que diversificação alimentar é possível para múltiplos paladares e bolsos

Hoje, 4 de julho, começa a primeira edição da Semana “Os Reis da Mesa”, que vai até o domingo, 10. O evento acontece na cidade de São Paulo e tem como objetivo engajar cada vez mais o mundo da gastronomia, incentivar produtores éticos e sustentáveis e apresentar ao público geral caminhos para uma alimentação melhor: diversa, saborosa e pautada em escolhas conscientes.

“Convidamos os chefs a elaborarem pratos originais ou a adaptarem receitas com a premissa de equilíbrio entre ingredientes frescos, não processados e adequação das quantidades de proteína animal às recomendações nutricionais da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, conta o gerente de Agropecuária Sustentável da Proteção Animal Mundial, José Ciocca

Imagem contém um prato de comida, com picles de mostarda em grão com pancetta pururuca

Prato produzido pela Chef Viviane Gonçalves, com picles de mostarda em grão com pancetta pururuca.

Isso, em geral, implica em uma redução da porção usual de carne em um preparo do tipo, o que é justamente nosso pilar. A contrapartida é a nobreza de todos os ingredientes utilizados e a combinação harmoniosa, o que resulta em um sabor excelente”, ele detalha. “Os pratos não devem ter um elemento central, todos os ingredientes são reis. Então, além de vegetais de alta qualidade, a carne bovina, suína ou de frango usada moderadamente é proveniente de animais criados em ambientes com altos níveis de bem-estar, resultando em um alimento que é o melhor e o mais natural possível, sem crueldade e antibióticos”. 

Com esse espírito, integram a Semana a Chef Danielle Dahoui, do Ruella Bistrô; o Chef Checho Gonzales, do Mescla; a Chef Maria Macaxeira, do Bar Higienópolis; o Chef Reginaldo Oliveira, d’O Espanhol Tapas; o Chef Marcelo Giachini, do Imma Restaurante; a Chef Mary Nigri, do Quattrino; a Chef Viviane Gonçalves, do Chef Vivi; a Chef Carolina Brandão, dos restaurantes Las Chicas e Clementina Forno & Fogão (que passam a ocupar o mesmo espaço); e o Chef Diogo Silveira, do MoDi Giardino

Os preços dos pratos “Os Reis da Mesa” nos diferentes restaurantes vão de R$ 36,80 a R$ 110,00. Como um convite adicional para escolha dos visitantes pela sugestão, diversos estabelecimentos participantes vão oferecer 10% de desconto no valor do prato para os clientes que comprovarem serem seguidores do Instagram da Proteção Animal Mundial e da casa em questão.

Saiba mais sobre a Semana

Um ponto de partida 

Do ponto de vista da proteção animal, a estratégia da organização é promover uma mudança gradual, mas profunda e duradoura, ancorada numa visão sistêmica. Por isso a realização da Semana “Os Reis da Mesa”, que é parte de uma campanha mais ampla de mesmo nome,  se encaixa dentro de um conjunto racional de iniciativas ao longo do tempo. 

Uma quantidade crescente de pessoas já segue dietas veganas e vegetarianas. O flexitarianismo também é um conceito cada vez mais difundido. É preciso então divulgar e incentivar a diversificação alimentar para que ainda mais pessoas se sintam seguras e dispostas reduzirem o consumo de carne. 

Isso envolve a apresentação das diferentes alternativas, como uma variedade proteínas vegetais, produtos plant based, carne celular ou carne cultivada. E também de carnes produzidas com altos níveis de bem-estar, caminho que, ao invés da mudança abrupta de hábito, propõe a redução do consumo. 

A redução do consumo de proteína animal, por sua vez, auxilia na transição do problemático sistema produção da pecuária industrial intensiva. Para ser lucrativo, ele precisa gerar o máximo pelo menor custo. O bem-estar de vacas, porcos e frangos não tem como ser respeitado nessa equação, e os animais sofrem. 

O ambiente sofre junto por causa de uso de água, geração de dejetos e aplicação rotineira e indiscriminada de antibióticos, de forma preventiva ou como promotora de crescimento. O ambiente é impactado também pela necessidade de terras para criação animal e plantio de ração, o que envolve desmatamento, queimadas e gera perda de habitats.

Incentivar a redução do consumo de carne é algo viável e que abre espaço para criações mais éticas e sustentáveis nas quais um número decrescente de animais é abatido. Ou seja, são menos animais tratados como produtos pela indústria alimentícia e os que existem dentro do sistema podem viver uma vida digna e expressarem seus comportamentos naturais, do nascimento até o abate. A agricultura, por outro lado, fica ainda mais estimulada na medida em que é impulsionado o consumo de produtos de origem vegetal, preferencialmente frescos e sem processamento.