Senciência animal

Senciência animal: os animais têm, sim, a capacidade de sentir

Notícias

Nova campanha mostra que os animais têm sentimentos complexos, como mágoa, empatia, medo, prazer e alegria.

Para chamar a atenção da população aos sentimentos complexos vivenciados pelos animais, lançamos uma campanha sobre senciência animal para estações de metrô da linha verde de São Paulo (Paraíso, Brigadeiro e Trianon Masp), mídias sociais, elevadores e publicações veiculadas nos aeroportos.

De dezembro a janeiro, as pessoas que circulam por essas regiões terão contato com informações sobre a capacidade de sentir dos animais, que inclui estados e emoções positivos e negativos que são bastante complexos, como mágoa, empatia, medo, prazer e alegria.

Com a iniciativa, queremos aumentar o conhecimento sobre o tema e, assim, sensibilizar a população em relação à crueldade animal, mostrando a relação direta entre escolhas individuais de consumo e entretenimento ao sofrimento desses bichos.

Tigre livre, na natureza, com textos que expõe sua capacidade de sentir emoções

“A senciência está no centro de tudo o que fazemos, elevamos o bem-estar animal a um patamar de questão prioritária de importância global. Estamos em uma missão incansável para mudar a maneira como o mundo funciona e acabar com a crueldade e o sofrimento dos animais para sempre” explica João Gonçalves, diretor interino da Proteção Animal Mundial no Brasil. “Entender como eles podem sofrer e quais emoções experimentam é fundamental para melhorar seu bem-estar, a legislação e as práticas que os afetam”, complementa.

Embora as leis brasileiras não reconheçam explicitamente a senciência, são considerados aspectos essenciais da senciência animal, como garantir as necessidades fisiológicas, uso de ambientes onde possam respirar, mover-se ou descansar adequadamente, ou que tenham acesso à luz natural.

Precisamos mudar a vida desses animais - para sempre

Animais de fazenda

A maioria dos animais de fazenda vive em condições que causam estresse e sofrimento. É hora de repensarmos a forma como eles são criados.

Conheça aqui as campanhas da organização e entenda como seus hábitos de consumo podem financiar sistemas que visam garantir mais saúde para você, para os animais e para o planeta.

Animais silvestres

Animais silvestres não são animais de estimação, entretenimento tampouco medicamento. Por isso trabalhamos, em todo o mundo, para proteger e salvar animais silvestres e para mantê-los no lugar a que pertencem: na natureza.

Entenda qual o seu papel enquanto indivíduo e quais hábitos podem mudar para transformar esse cenário de crueldade para sempre. 

Juntos, podemos mudar a forma como o mundo funciona e proteger milhares de animais.