Ursa marrom, chamada Tanya, deitada embaixo de uma árvore, na grama, no santuário Libearty

Ursa idosa é resgatada após 34 anos em cativeiro em zoológico na Romênia

Notícias

Tanya passou a vida toda atrás das grades e foi retirada do zoológico de Galati, no oeste da Romênia, pela nossa parceira AMP

O santuário Libearty, na Romênia, ganhou uma nova moradora no mês passado. Após ser mantida por 34 anos em cativeiro, com nada além de uma pequena piscina, Tanya foi resgata pela nossa parceira AMP (Millions of Friends Association) e agora poderá voltar a ser uma ursa feliz e livre. 

Tanya é uma ursa marrom, gentil e fofa. Infelizmente, sua saúde mostra como ela sofreu ao longo dos anos. Ela tem catarata nos olhos e artrite severa nas pernas traseiras que lhe causa dor extrema sempre que se move. Além disso, o concreto duro da sua antiga jaula desgastou tanto suas garras que os nervos sensíveis ficaram expostos.

Com as garras danificadas e a artrite, Tanya sofre com dores constantes que a impedem de andar corretamente. Para ajudar a diminuir o seu sofrimento, ela precisará de tratamento e medicação, que serão oferecidos pela AMP. No santuário ela ainda contará uma dieta nutritiva, além da grama macia para andar. A expectativa é que sua saúde melhore dentro de alguns meses.

Ursa marrom, chamada Tanya, na pequena piscina dentro da sua jaula de concreto

Tanya antes de seu resgate, no Galati Zoo.

Uma vida cheia de crueldade

Tanya passou 27 anos na mesma jaula de concreto desde que chegou ao zoológico.

Em 2013, ela foi transferida para uma jaula maior, com grama e árvores, mas essa história não teve um final feliz: ela foi atacada por outro urso e acabou gravemente ferida. Após se recuperar das feridas, Tanya retornou para sua vida de sofrimento na pequena jaula de concreto.

Sem nada para fazer ou outros ursos como companhia, Tanya passava os dias dormindo ou se balançando no local – um comportamento estereotipado que demonstra tédio, estresse e trauma por não poder expressar seus comportamentos naturais.

“Trinta e quatro anos de prisão injusta é um castigo cruel para um animal silvestre. Ela foi aprisionada sendo inocente. Tanya não tinha nem nome, exceto nos papéis. As pessoas do zoológico a chamavam de “Oldie”, disse Paula Ciotlos, Diretora Executiva da AMP.

Ursa marrom, chamada Tanya, dentro de uma gaiola para transporte, sendo empurrada pela equipe da AMP para dentro do carro que a levou até o santuário

Tanya no começo da jornada em direção ao seu novo lar.

Um novo começo

Tanya foi resgatada depois que os visitantes do zoológico informaram à AMP sobre as terríveis condições que ela vivia e seu estado de saúde. Felizmente, a Associação chegou a um acordo com o zoológico para que salvassem a ursa que estava sendo negligenciada por eles.

Na chegada ao zoológico para o resgate de Tanya, a equipe a sedou cuidadosamente para levá-la até sua nova casa, o santuário Libearty, que fica perto de Zarnesti, no centro da Romênia.

O santuário terá de ficar de olho em Tanya para tratar sua dor nas pernas traseiras. Para que sua saúde seja monitorada com mais facilidade, ela passou por um breve período em quarentena até ser transferida para um pequeno recinto florestal, próximo ao prédio principal.  

Em sua nova vida, Tanya terá uma companheira: Betsy, outra ursa idosa do santuário. Elas devem ser boas companheiras uma para a outra, pois ambas são idosas e têm problemas de artrite. Provavelmente, as duas dormirão a maior parte do tempo na grama, embaixo de árvores, e, ocasionalmente, tomarão banho na piscina de água doce.

Ursa marrom, chamada Tanya, aproveitando seu tempo na grama do santuário Libearty

Tanya em seus primeiros dias no santuário, visivelmente aproveitando sua nova vida.

Voltando a ser uma ursa

Pela primeira vez em 34 anos, Tanya saberá o que é liberdade, segurança e se sentir cuidada. Ela finalmente poderá sentir a grama sob suas patas, o cheiro de um ambiente natural, além de receber uma dieta nutritiva e farejar lanches pela floresta.

“Tanya é uma ursa dócil e gentil que agora está aprendendo o que significa liberdade. Esse é um sentimento que precisa ser aprendido, mas estamos convencidos de que, assim que o período de adaptação acabar, ela será capaz de ser verdadeiramente feliz, independentemente de quanto tempo ela ainda tenha na Terra”, acrescentou Paula.

Animais silvestres pertencem à natureza

Paula e a equipe da AMP desejam que um dia não seja mais preciso salvar esses animais. “Existem milhares de casos, infelizmente, em todo o mundo. Não poderíamos salvar todas essas almas, mesmo que quiséssemos. O que realmente queremos é que não seja necessário ter santuários ou quem os salvem. Queremos que as pessoas entendam que o lugar de uma animal é no seu habitat natural, não atrás de barras de ferro”, afirmou Paula.

Infelizmente, Tanya é apenas um de tantos ursos que são mantidos em cativeiro em condições terríveis ao redor do mundo – seja em zoológicos, circos ou por esporte.

Nós queremos que essa seja a última geração de animais explorados pelo cruel comércio de silvestres.

Você pode ajudar assinando nossa petição para que o comércio global de animais silvestres seja proibido. Para sempre.

Assinar petição