Cam the bear rescued from bear bile farm Nguyen Van Tuyen

Urso é resgatado de uma fazenda de bile no Vietnã

Notícias

Cam, um urso preto asiático que era mantido ilegalmente em cativeiro, foi resgatado em uma fazenda de bile na província de Hai Phong, no Vietnã

Em abril deste ano, um urso preto asiático chamado Cam foi resgatado em uma fazenda de bile na província de Hai Phong, no Vietnã. Cam era mantido em cativeiro ilegalmente e foi descoberto sem microchip ou registros durante uma viagem de monitoramento rotineira a fazendas de ursos na região.

Com aproximadamente seis anos de idade, Cam era mantido em uma jaula de aço estreita, medindo 1x1,2 metros de largura e 1,5 metros de altura, onde mal conseguia se mover.

Urso preto asiático, chamado Cam, preso em uma jaula, com os braços para fora como se estivesse pedindo por ajuda.

"Cam era mantido em uma gaiola minúscula, o que é comum de se encontrar em fazendas de bile. Os ursos são forçados a viver em gaiolas pequenas, apertadas, não muito maiores do que uma cabine telefônica, causando extremo sofrimento físico e psicológico", conta Maya Pastakia, nossa Gerente Global de Campanhas de Medicina Tradicional.

Além de não ter espaço para se mexer ou enriquecimento ambiental, Cam também recebia uma dieta pobre e sem os nutrientes necessários para que tivesse uma vida saudável.

Com a ajuda de parceiros, como o Four Paws International e Education for Nature Vietnam (ENV), e de autoridades locais, negociamos o resgate de Cam, que foi levado a um santuário administrado pela Four Paws International, em Ninh Binh - pouco mais de 100 quilômetros ao sul de Hanói.

Veja como foi o resgate:

"Estamos muito animados com o fato de Cam se juntar aos outros 41 ursos do nosso santuário. As fazendas de bile de urso são extremamente cruéis. Os ursos resgatados desses locais costumam ter traumas psicológicos, mas Cam agora é mais um animal que poderá viver o resto da sua vida em paz, livre da dor e do sofrimento", afirma Barbara van Genne, da Four Paws International.

Movendo o mundo pelos animais

 

Por mais de 15 anos, a Proteção Animal Mundial e outras organizações parceiras têm trabalhado com o governo vietnamita para acabar com as fazendas de bile de urso e proteger a pequena população de ursos que continuam na natureza.

 

Esse trabalho coletivo resultou em uma redução de 91% no número de ursos explorados por fazendas de bile no Vietnã: de 4.300 ursos registrados em 2005 para 369 em 2021.