Bear in the wild

Ursos explorados em fazendas de bile ganham vida nova no Vietnã

Notícias

Por

Com a ajuda dos nossos apoiadores, 15 ursos foram resgatados e levados para um santuário no final de 2020.

O número de ursos transferidos de fazendas ilegais de extração de bile no Vietnã para centros de resgate ou santuários vem crescendo.

A última transferência ocorreu em novembro de 2020, quando sete ursos foram levados até o santuário Four Paws, em Ninh Binh. Além disso, seis ursos foram transferidos em outubro e outros dois, em novembro para o santuário Tam Dao, administrado pela Animals Asia Foundation.

Essas mudanças só são possíveis porque nossas equipes estão trabalhando em colaboração com o governo e organizações locais. E graças aos nossos apoiadores, que nos ajudam a manter nossas ações ao redor do mundo.

Bear surrender Vietnam

Equipe da Four Paws transportam urso até o santuário em Ninh Binh, no Vietnã.

Uma longa história de luta

Em 2005, havia cerca de 4.300 ursos mantidos em fazendas de bile. Trabalhamos com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural para garantir um acordo histórico para eliminar essa prática no Vietnã.

Em colaboração com nosso parceiro local Education for Nature Vietnam (ENV) e o governo, fornecemos equipamentos e treinamento para o microchipagem desses ursos. Todos os ursos foram oficialmente registrados e identificados para evitar que novos animais fossem introduzidos nessas fazendas.

Hoje, menos de 400 ursos permanecem nas fazendas de bile - uma redução de 90%.

Chegamos longe, mas ainda há mais a fazer para acabar com essa crueldade de uma vez por todas. Agora, precisamos convencer os agricultores não comercializar a bile de urso.

Nossa equipe e o time da ENV vem trabalhando em um programa de monitoramento, persuadindo os donos de ursos a transferi-los para santuários e retirando ursos ilegais encontrados nessas fazendas.

Esse esforço não pode ser subestimado. Com a constante rotatividade de ursos, estamos chegando a um ponto de mudança definitiva. Agora, 60% das províncias do Vietnã estão livres de fazendas de bile de urso. O sucesso está ao nosso alcance.

Com as pessoas ao nosso lado, continuaremos trabalhando com o governo e parceiros locais para que nenhum urso sofra em cativeiro.

Junte-se a nós

Atualmente, cerca de 400 ursos ainda vivem em fazendas de bile na Ásia