Mulher agachada, abraçando cachorra caramelo

Veja 5 mulheres incríveis que arriscaram suas vidas para salvar animais

Notícias

Nossas heroínas são cidadãs comuns que enfrentaram resgates perigosos em enxurradas, canos estreitos e lagos congelados

As mulheres têm um papel fundamental na proteção dos animais.

De renomadas pesquisadoras como Jane Goodall, que mudaram a visão do mundo sobre a conservação de espécies silvestres, até mulheres comuns – e sem dúvida, extraordinárias – que dedicam suas vidas a abrigar animais abandonados ou a lutar pelos seus direitos: todas fazem a diferença.

Neste 8 de março, destacamos algumas histórias de mulheres que foram ainda mais além e arriscaram as suas vidas para resgatar uma gata, cães, cabras e até um filhote de gaivota.

Vale a pena conferir as histórias:

1) Mulher entra em lago congelado para ajudar cachorro

Até onde você iria para resgatar um animal em perigo? Esta corajosa mulher não pensou duas vezes ao ver um vira-latinha em apuros num lago congelado. Ela tirou a sua jaqueta, sapatos e meias... e pulou!

A cena impressionante foi filmada por Sultan Olgun, de 23 anos. O rapaz estava trabalhando num café em frente ao lago, quando notou uma movimentação na margem. O cachorro caiu na água ao correr atrás de passarinhos e a garota teve que quebrar o gelo para chegar até ele, a metros da margem.

O caso aconteceu em janeiro deste ano, em meio ao inverno rigoroso de Londres, na Inglaterra. Após o resgate, uma atendente do café ofereceu à nossa heroína uma troca de roupas e uma carona – para ela e para o cachorro, claro!

2) Garota de 11 anos e seu cão salvam filhote de cabra

cabras

Essa é esperta Hamdü Sena Bilgin, de 11 anos, e o seu cão Tomi.

A garota vive em uma área rural próxima à cidade de Rize, na Turquia. Ela ajuda seus pais a cuidar de um rebanho de cabras. No mês passado, ela estava com os animais em uma colina que fica a quilômetros da pequena fazenda da família, quando reparou que uma das cabras tinha entrado em trabalho de parto.

Com medo de que a mamãe e o recém-nascido estivessem fracos demais para fazer a viagem de volta, Hamdü teve uma ideia brilhante! Ela levou o resto do rebanho de volta para a fazenda, pegou duas mochilas e voltou com o seu cão Tomi. Os nossos heróis carregaram a cabra e o seu filhotinho nas costas até um abrigo seguro.

“A neve estava muito espessa, eu estava exausta”, disse Hamdü ao Bored Panda, “mas valeu a pena”. As fotos foram tiradas pelo irmão dela, de 15 anos.

3) Jovem resgata filhotes em cano de escoamento

Em 2015, no Uruguai, a cidade de Soriano sofreu uma enchente. Pouco depois, os moradores notaram que uma cadela estava latindo insistentemente na direção de um cano de escoamento. Os seus filhotes tinham sido levados pela água e estavam presos lá dentro.

O cano era estreito, mas uma jovem destemida se voluntariou para ajudar.

Amarrada pelos pés, ela se arrastou por mais de cinco metros dentro do encanamento até chegar aos três cachorrinhos em apuros. Ela os colocou numa bolsa e outras duas pessoas os puxaram para fora. Depois que o resgate viralizou na internet, todos os animais foram adotados.

 

4) Mulher pula em rio para amparar filhote de gaivota

gaivota

Poucas pessoas que se arriscariam para salvar uma ave – o que torna este próximo resgate ainda mais impressionante!

Em Boston (EUA), no ano passado, um filhote de gaivota caiu em um rio e foi avistado por uma mulher que passeava no local. Ela o observou lutar contra a água por quase uma hora, na esperança de que conseguisse voasse. Percebendo que o filhote era jovem demais, a nossa heroína anônima decidiu entrar na água para salvá-lo.

A pequena gaivota foi resgatada em segurança e aquecida em uma camiseta quentinha e seca. A norte-americana ainda levou o filhote para casa, o alimentou e o levou a um veterinário especializado em reabilitar animais silvestres no dia seguinte.

As imagens e as informações são da fotógrafa Febian Shah.

5) Resgatista enfrenta enxurrada para salvar gatinha

A Dorella Tuckwiller pode até trabalhar com resgates – ela é fundadora do Itty Bitty Kitty Committee –, mas não é todo profissional que encararia uma enxurrada dessas para salvar uma gatinha.

Durante uma forte chuva em Charleston, nos Estados Unidos, uma gata se abrigou com três filhotes dentro de um cano de escoamento. Quando a água começou a subir, a mãe fugiu com um dos filhotes, mas os outros dois ficaram presos – um deles acabou se afogou e a outra ficou encurralada, com medo. Foi quando a resgatista Dorella Tuckwiller mergulhou de cabeça na água, cano adentro.

“Meu maior medo era não conseguir segurá-la e deixá-la cair na água”, disse. Nossa heroína foi puxada para fora da enxurrada pelos pés e conseguiu salvar a gatinha, que batizou de “Stormy”.

“A neve estava muito espessa, eu estava exausta. Mas valeu a pena - Hamdü, 11 anos

Saiba mais