El turismo responsable evita la matanza del delfín rosado

Boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis): onde vive e por que está em risco

O boto-cor-de-rosa, integrante do folclore brasileiro, pertence à família das baleias e golfinhos e é a maior espécie de golfinho fluvial do planeta. Destacando-se por suas nadadeiras peitorais avantajadas. Essa característica física permite manobras ágeis, inclusive movimentos para trás.

Habitat e Hábitos

O boto-cor-de-rosa habita os rios amazônicos, dividindo-se em três populações distintas em termos de localização geográfica. Presentes na bacia Amazônica, no alto do rio Madeira e na bacia do rio Orinoco, esses animais espalham-se por diversos países, como Brasil, Bolívia, Venezuela, Colômbia, Equador e Peru.Os botos da Amazônia estão diminuindo pela metade a cada dez anos, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

O boto-cor-de-rosa, classificado como “em perigo” pela IUCN, enfrenta sérias ameaças, com a população em declínio devido principalmente à captura para uso de carne como isca na pesca de piracatinga, proibida no Brasil, mas ainda presente em países fronteiriços.

Régua da IUCN classifica o boto-cor-de-rosa como em perigoRégua da IUCN classifica o boto-cor-de-rosa como em perigo

Além disso, a espécie sofre com o risco da poluição química nos rios amazônicos por estarem no topo da cadeia alimentar, atropelamentos por barcos, encalhes com a seca dos rios, capturas acidentais por redes de pesca, afogamentos/sufocamentos causados por lixo e a construção de barragens, já que a espécie transita por grandes territórios.  

Apesar da proibição da pesca do boto desde 1967, a caça ainda é comum, isso intensifica o impacto sobre os botos, que são erroneamente associados à pescadinha nos mercados colombianos e japoneses.

Proteja o Boto-cor-de-rosa

As interferências humanas e as mudanças climáticas exigem atenção imediata. Vamos proteger esses mamíferos aquáticos e assegurar que continuem a fazer parte do nosso presente. 

Faça a diferença!

Apoie o trabalho da Proteção Animal Mundial

Para que mais filhotes como o Xamã tenham uma segunda chance, precisamos da sua doação. Junte-se a nós na luta pela preservação das onças-pintadas e de outros animais em risco. 

Referências

União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas: Sotalia fluviatilis. Disponível em: https://www.iucnredlist.org/species/10831/50358152. Acesso em: 28 de dezembro de 2023.  
NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. Boto-cor-de-rosa. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/assunto/temas/animais/mamiferos/mamifero-marinho/golfinhos/boto-cor-de-rosa. Acesso em: 28 de dezembro de 2023.  

NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. Boto-cor-de-rosa: a lenda do animal que se transforma em humano e outras curiosidades. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2023/07/boto-cor-de-rosa-a-lenda-do-animal-que-se-transforma-em-humano-e-outras-curiosidades-0. Acesso em: 28 de dezembro de 2023.  

O ECO. O futuro do boto-cor-de-rosa e as lições aprendidas na tragédia do baiji. Disponível em: https://oeco.org.br/reportagens/o-futuro-do-boto-cor-de-rosa-e-as-licoes-aprendidas-na-tragedia-do-baiji/. Acesso em: 28 de dezembro de 2023.  
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA (INPA). Disponível em: https://www.gov.br/inpa/pt-br. Acesso em: 28 de dezembro de 2023.  

Conteúdo relacionado

Calendário 2024 - Todo dia é animal

Conheça o Calendário 2024 - Todo Dia É Animal, uma jornada fascinante pelo reino animal, destacando 13 espécies que emblemáticas que enfrentam sérios riscos de extinção em nosso país.

A vida dos botos cor-de-rosa nas mãos da Colômbia

Notícias

World Animal Protection pede ao governo colombiano, maior consumidor da piracatinga brasileira, fim do comércio do peixe responsável pela morte de botos.

Obrigado por ser um dos 100 mil Guardiões do Boto!

Notícias

100.800 e somando! Essa é a quantidade de pessoas em toda América Latina que se juntaram para proteger o boto amazônico da caça cruel e ilegal.