Queixada em pé

Queixada (Tayassu pecari)

As queixadas são mamíferos pertencentes à família Tayassuidae que apresentam como características mais marcantes o topete e o bater característico dos dentes. Conhecidos também como porcão, porco-do-mato, cariblanco e chancho do monte, esses animais podem ser encontrados em grupos de 50 a 300 indivíduos.

  • filhote de queixada caminhando na grama
  • filhote de queixada passeando
  • filhote de queixada se escondendo na grama alta
  • queixada com topete bem perceptível
  • queixada curiosa

A Queixada também é o maior exemplar da família dos porcos selvagens da América do Sul, podendo atingir até 40 quilos. Sua estrutura física robusta inclui pernas curtas, corpo compacto e focinho alongado. 

Além disso, um odor forte e grunhidos são ferramentas fundamentais para a comunicação entre grupos, especialmente em situações de alerta.

Hábitos e Habitat

A queixada é uma espécie social e forma bandos coesos de 50 a 300 indivíduos que podem viajar longas distâncias em busca de alimentos. Esse hábito de forrageamento e sua dieta variada fazem com que a espécie contribua significativamente para a dispersão de sementes, desempenhando um papel essencial na manutenção do equilíbrio ecológico. Apesar de viver em grandes grupos, as queixadas são bastante prejudicadas pela caça, são facilmente confundidas com o javali (Sus scrofa), uma espécie invasora comumente caçada no Brasil. A construção de grandes obras, aumento dos centros urbanos, incêndios florestais e conversão de floresta para criação de gado e monocultura também são problemas que afetam a espécie. De acordo com a IUCN (sigla em inglês para União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais), a queixada está classificada como vulnerável.

Régua IUCN mostra queixada em situação de vulnerabilidade

Régua IUCN mostra queixada em situação de vulnerabilidade

Contribuição para o Meio Ambiente

A queixada é uma peça-chave na dinâmica dos ecossistemas em que habita. Sua atuação na dispersão de sementes favorece a regeneração natural da vegetação, contribuindo para a diversidade ecológica. Esses animais, ao percorrerem vastas áreas em busca de recursos alimentares, promovem uma complexa rede de interações ecológicas.

Risco de extinção

Em biomas como a Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Caatinga, a espécie enfrenta um maior risco de desaparecimento pela perda de seus biomas e a caça ilegal. A caça é agravada pela confusão frequente com os javalis e sua carne também é consumida em diversas regiões, colocando em perigo a sobrevivência desses animais. Vamos nos unir para proteger a Queixada e garantir que esses porcos-do-mato possam viver felizes. 

Xamã, a rescued jaguar and victim if the wildfires in Brazil, is pictured in a transportation cage to his new wild enclosure.

Faça a diferença!

Apoie o trabalho da Proteção Animal Mundial

Para que mais filhotes como o Xamã tenham uma segunda chance, precisamos da sua doação. Junte-se a nós na luta pela preservação das onças-pintadas e de outros animais em risco. 

Referências

IUCN Red List: Leopardus pardalis. Disponível em: [https://www.iucnredlist.org/search?query=Leopardus%20pardalis&searchType=species]
Consulta realizada em 25 de dezembro de 2023.

Onçafari. Disponível em: [https://oncafari.org/especie_fauna/jaguatirica/]. Consulta realizada em 25 de dezembro de 2023.

Nowell, K., & Jackson, P. (1996). Wild Cats: Status Survey and Conservation Action Plan. Gland, Switzerland: IUCN/SSC Cat Specialist Group.Consulta realizada em 25 de dezembro de 2023.

Silveira, L., & Soares, J. B. G. (2013). Leopardus pardalis. In: IUCN 2013. IUCN Red List of Threatened Species.
Disponível em:[https://www.iucnredlist.org/search?query=Leopardus%20pardalis&searchType=species]Consulta realizada em 25 de dezembro de 2023.

Créditos das imagens
Foto de Daley van de Sande na Unsplash

Foto de Ahmed Galal na Unsplash

WolverineHulk
https://www.flickr.com/photos/ucumari/48868152113

https://www.needpix.com/photo/557538/