Países baleeiros bloqueiam criação de santuário no Atlântico Sul

Pesca fantasma

Pesca fantasma: combate aos equipamentos de pesca abandonados

Nossa campanha ”Pesca Fantasma” quer reduzir o enorme sofrimento causado por equipamentos e materiais de pesca abandonados nos oceanos e que se transformam em armadilhas para peixes e outros animais marinhos.


O problema dos equipamentos de pesca abandonados


Redes, linhas e armações de pesca, quando perdidas ou descartadas no mar, são hoje uma das maiores ameaças à vida marinha. A cada ano, o volume dos materiais de pesca largados nos oceanos chega a 640 mil toneladas. Esses materiais ferem, mutilam e chegam até a matar centenas de milhares de baleias, focas, tartarugas marinhas e pássaros. Dada tal calamidade, com a nossa campanha “Pesca Fantasma”, pretendemos salvar 1 milhão de animais até 2018.

 

Ao mobilizarmos governos, empresas e entidades de pesca, ajudamos a proteger a vida marinha e a construir um futuro livre das ameaças impostas por equipamentos de pesca abandonados.

 

Equipamentos de pesca abandonados: nosso trabalho


A Proteção Animal Mundial atua em três frentes para proteger os animais contra os equipamentos de pesca abandonados no mar:

 

  • Mobilizamos parceiros contra o abandono desses equipamentos no mar;
  • Apoiamos novas formas de retirada destes equipamentos dos oceanos;
  • Ajudamos a replicar histórias de resgates bem-sucedidos de animais marinhos ameaçados ou vitimados por estes materiais em uma escala global.


Iniciativa contra equipamentos de pesca abandonados no mar


A nossa ‘Iniciativa Global Contra a Pesca Fantasma’ (Global Ghost Gear Initiative) é parte da campanha “Pesca Fantasma”. Com a ajuda de parceiros, tentamos dimensionar a gravidade deste problema e responder a ele com soluções eficientes tanto para os animais quanto para as pessoas.

 

A própria indústria pesqueira gasta milhões de dólares anualmente em operações destinadas a desvencilhar as hélices de seus navios de materiais de pesca abandonados. Mais uma razão, portanto, para desenvolvermos conjuntamente soluções voltadas a proteger animais e que trazem benefícios para a indústria pesqueira também.

No oceano infographic

Equipamentos de pesca abandonados no mar: em números

 

  • 640 mil toneladas de materiais de pesca são descartadas nos mares anualmente, o equivalente a 90 mil ônibus de dois andares;
  • 136 mil focas, leões marinhos e baleias de grande porte são mortos a cada ano;
  • Para cada tonelada de equipamento abandonado, 125 toneladas de peixes são vitimados.
Monk seal is caught in abandoned fishing tackle, Pacific Ocean

David Burdick / Marine Photobank

Confira nossos relatórios


Aprenda como os equipamentos de pesca abandonados estão colocando em risco nossa vida marinha:

 

Português

 

  • Maré fantasma - Sumário Executivo: situação atual, desafios e soluções para a pesca fantasma no Brasil
  • Maré fantasma: situação atual, desafios e soluções para a pesca fantasma no Brasil
  • Fantasmas sob as ondas - 2ª edição - Sumário Executivo: as origens, causas e efeitos do problema da pesca fantasma
  • Fantasmas sob as ondas - 1ª edição - Sumário Executivo: o impacto da pesca fantasma em nossos oceanos é catastrófico e a indústria da pesca precisa agir com urgência
  • Fantasmas sob as ondas - 1ª edição: o impacto da pesca fantasma em nossos oceanos é catastrófico e a indústria da pesca precisa agir com urgência

 

Inglês

  • Fantasmas sob as ondas - 2ª edição: as origens, causas e efeitos do problema da pesca fantasma