Tatu-canastra (Priodontes maximus)
O majestoso tatu-canastra pode chegar até 1 metro e 50 centímetros e pode pesar até 50 kg. Possui uma forte carapaça, que lembra uma armadura, para se proteger. É um mamífero que faz grandes buracos para se proteger e desempenha um papel importante nos biomas onde vive.
Hábitos e habitat
Esse grande silvestre se alimenta de diversos insetos e outros animais invertebrados, mas as formigas e os cupins são o seu cardápio favorito. É um animal solitário. Por ser raro de ser encontrado, pouco se sabe sobre seus hábitos. No Brasil é encontrado na Amazônia, no Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. Em nível continental só pode ser encontrado na América do Sul.
Contribuição para o meio ambiente
Desempenha um papel fundamental para o equilíbrio ecológico dos biomas brasileiros onde está presente por fazer grandes buracos (com 40 centímetros de abertura e que podem chegar até 4 metros de profundidade) para se proteger e também para dormir. O tatu-canastra constrói um novo buraco a cada três dias. Esses buracos possuem um excelente conforto térmico e pesquisadores já catalogaram pelo menos mais de 70 espécies diferentes de animais utilizando esses espaços.
Risco de extinção
Classificado como Vulnerável pela IUCN, o tatu-canastra está na lista de animais ameaçados de extinção. O fogo e o desmatamento, além dos atropelamentos que ele sofre em decorrência de construções de rodovias próximas ao seu habitat e a caça ilegal por causa do valor comercial da sua carne são os principais fatores que levam este raro animal à ameaça extinção.
Seja parte da mudança!
Participe do movimento para proteger animais e habitats ameaçados
Assine o ManifestoCrédto da imagem: crédito: Chien C. Lee - chienclee.com
Referência:
www.wikiaves.com.br | www.iucn.org | www.worldanimalprotection.org.br