Ariranha

Ariranha (Pteronura brasilienses)

Esse animal fascinante pertence ao grupo das lontras e mede por volta de 180 centímetros, podendo pesar cerca de 30 quilos. Possui o corpo alongado, com cauda comprida e achatada e também tem membranas interdigitais nas patas que ajudam na natação. Sua pelagem é curta, densa e amarronzada com manchas bege claras na região do pescoço, que podem ser consideradas as impressões digitais de cada animal dessa espécie.

Hábitos e habitat

A ariranha é encontrada apenas na América do Sul e vive em margens e cursos d’água doce, como rios, lagos e lagoas, várzeas de rios e florestas inundadas. Se alimentam de peixes, cobras, moluscos e crustáceos. Se organizam em grupos bem estruturados e brigam com outros grupos para dominar um território. No Brasil, estão presentes na Amazônia e no Pantanal. Os filhotes ficam até dois anos de idade junto com o bando, quando a partir daí, já estão aptos para formarem suas próprias famílias e formarem os seus próprios grupos.  

Contribuição para o meio ambiente

Ela possui papel relevante nos ecossistemas aquáticos, começando por sua presença ser considerada um indicador de qualidade ambiental. É um predador que ajuda a manter o equilíbrio ambiental e as tocas que são escavadas por elas nas margens dos rios também servem como abrigos para outras espécies de animais como aves e peixes. 

Risco de Extinção

Este animal está em Perigo segundo a classificação da IUCN. No Rio Grande do Sul, existe a possibilidade de ter sido extinta há mais de 3 décadas. As principais atividades humanas que provocam a destruição do seu habitat são: a pesca predatória; contaminação da água, sobretudo pela mineração de ouro; a exploração de combustíveis fósseis; o uso de pesticidas e fertilizantes, além de doenças disseminadas por animais domésticos. Somado a tudo isso, a construção de usinas hidrelétricas afeta o ambiente ideal para esses animais. Já existem registros de ariranhas contaminadas com agrotóxicos por contato com água contaminada das monoculturas como a soja, por exemplo. Mais uma constatação de que o agronegócio impacta a vida dos animais silvestres. 

Ariranha sob em perigo de extinção segundo IUCN

Imagem do destaque principal: Shutterstock

filhote de queixada se escondendo na grama alta

Faça a diferença hoje!

Sua ajuda é essencial para garantir um futuro seguro para nossos animais.

Crédto da foto: crédito: Shutterstock

Referências:
www.wikiaves.com.br  |  www.iucn.org  |  www.worldanimalprotection.org.br