Faça sua doação!
Ajude a acabar com o sofrimento dos animais silvestres
Com o seu apoio, vamos lutar para que todos os animais tenham uma vida digna.
O primata cuxiú-marrom, cujo nome científico é chiropotes utahickae, possui outras subespécies que vão variar de peso, tamanho e algumas características específicas como a cor da pelagem. A cauda desse macaco é bastante grossa, por isso, ele não a usa para se segurar por ela, então, se movimenta pelos galhos usando todos os membros. As suas orelhas são pequenas e ficam escondidas por causa da pelagem grossa. Esse macaco, assim como outros, fica a maior parte do dia em árvores.
Endêmico do Brasil, apenas está presente nos estados do Pará, Mato Grosso e na fronteira do Tocantins. Prefere habitar em florestas de terra firme. Possui hábito diurno e passa a noite segurando galhos grossos. Os cuxiús vivem em grupos de 18 a 30 indivíduos. Seu sistema de acasalamento é poligâmico, ou seja, são macacos que possuem vários parceiros e parceiras. Se alimentam de frutas, sementes e também insetos. Os cuxiús usam os seus dentes fortes para quebrar cascas duras de frutas e nozes.
A presença do primata pode ser considerada como um indicador de qualidade da biodiversidade do ambiente onde está inserido, uma vez que é um animal extremamente sensível às interferências das ações humanas na natureza. São também dispersores de sementes, principalmente de árvores que possuem as sementes mais difíceis de serem germinadas, como no caso dos frutos oleosos e nozes.
Os cuxiús estão em risco de extinção por serem extremamente vulneráveis às atividades que geram a degradação ambiental, ocasionando a fragmentação do seu hábitat, além de serem vítimas de caça. No Pará, um exemplo de um grande impacto na vida destes animais foi a construção da hidrelétrica de Belo Monte. Outro exemplo foi a BR-230. Há um estudo que indica um declínio populacional em curso de pelo menos 30% ao longo de três gerações. Por estar situado no Arco do Desmatamento, sofre de forma mais intensa com as queimadas na região para a conversão do solo em pastagem ou plantação de soja promovidas pela agropecuária industrial.
Ajude a acabar com o sofrimento dos animais silvestres
Com o seu apoio, vamos lutar para que todos os animais tenham uma vida digna.
Referência: www.wikiaves.com.br | www.iucn.org | www.worldanimalprotection.org.br