Podcast Mega Animal

01 - Saúde pública e o comércio de animais silvestres

No episódio de estreia do Mega Animal, Paulina Chamorro entrevista Christovam Barcellos, da FIOCruz, e a médica veterinária Flávia Miranda. Na conversa, os dois especialistas falam sobre saúde e a relação com os animais silvestres - tema que tem tudo a ver com o atual momento. 

Especial - Mega Animal Queimadas 

Episódio especial sobre Queimadas, retirado do webinar promovido pela Proteção Animal Mundial sobre o impacto das queimadas nos animais silvestres, realizado em 17 de Setembro de 2020. Conta com a participação da jornalista Gabriela Antunes, Rosangela Gebara (Gerente de Programas Veterinários da Proteção Animal Mundial), Natália Lima (Analista Ambiental do IBAMA Amazonas), Elaine Oliveira (Analista Ambiental do IBAMA Acre) e mediação de João Gonçalves, Gerente de Comunicação da Proteção Animal Mundial.

02 - Animais de estimação e o comércio de animais silvestres

No segundo episódio o tema é o comércio legal e ilegal de animais silvestres para alimentar o mercado de bichos de estimação. A apresentadora Paulina Chamorro conversa com a delegada Daniela de Almeida, que trabalha no resgate de animais traficados para fim comercial; com Maurício Forlani, gerente de vida silvestre da Proteção Animal Mundial; e com a bióloga Erika Sayuri, que trabalha em um Centro de Triagem de Animais Silvestres.

03 - Animais silvestres e a indústria do turismo e entretenimento

O tema do terceiro episódio é a exploração de animais selvagens pela indústria do turismo e entretenimento. Para compreender o bem-estar animal nessa prática, o ponto de vista legal, a visão de uma empresa deste setor e o relato de quem presenciou e se arrepende, Paulina Chamorro conversa com João Almeida, Gerente de Campanhas de Vida Silvestre da Proteção Animal Mundial; Renato Agostinho, deputado federal, advogado e ambientalista; Adonai Arruda Filho, diretor da BWT Operadora de Turismo; e Elaine Villatoro, empreendedora digital e criadora do blog Live More, Travel More.

04 - Animais silvestres e a indústria da moda

No quarto episódio do Mega Animal, falamos sobre o uso de animais silvestres pela indústria da moda. Uma prática cruel e recorrente que vai das bolsas de couro aos casacos de pele, passando pela seda e por penas exóticas para fantasias de Carnaval. Para falar sobre o tema, a apresentadora Paulina Chamorro conversa com Adriana Pierin, fundadora do Move Institute; Ricardo Trípoli, ambientalista e ex-deputado federal; e Juliana Camargo, criadora e presidente da Ampara Animal. E ainda tem o quadro "Fala Bicho", com Rosangela Gebara, Gerente de Programas Veterinários da Proteção Animal Mundial, respondendo às dúvidas de nossos apoiadores.

 

05 - Animais silvestres e a medicina tradicional asiática

No quinto episódio, o Mega Animal aborda o uso de animais silvestres, em escala comercial, pela indústria médica e farmacêutica da Ásia. Partes de animais silvestres são utilizados para a produção de diferentes medicamentos, muitos deles sem comprovação científica. Para falar sobre essa prática cruel, a apresentadora Paulina Chamorro conversa com Roberto Vieto, Gerente de Campanhas de Vida Silvestre da Proteção Animal Mundial; Thais Morcatty, bióloga doutoranda na Universidade de Oxford Brookes (Inglaterra); e com o doutor Paulo Wu, médico formado em medicina clássica e tradicional chinesa.

06 - Animais silvestres e a caça no Brasil

No último episódio do Mega Animal, abordamos a caça de animais silvestres em território nacional. Para explicar, contextualizar e informar sobre essa prática, a apresentadora Paulina Chamorro conversa com Hugo Fernandes, biólogo e divulgador científico; Maurício Forlani, Gerente de Vida Silvestre da Proteção Animal Mundial; e com Paulo Pizzi, biólogo e presidente da Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais.

Nesta série de entrevistas, falamos sobre os riscos da interação entre pessoas e animais selvagens e por que o comércio global de animais silvestres deve ser proibido. Ouça agora: