Tropical birds in a cage

3 motivos pelos quais você não deve comprar um pássaro

Blog

Por

As aves não são animais de estimação e sofrem em cativeiro.

No Brasil, sabemos que não é tão difícil (infelizmente) de encontrar aves criadas como animais de estimação. Isso porque milhões de aves são criadas em cativeiro ou capturadas da natureza para servirem como pets.

Alguns são vendidos online por milhares de dólares, outros são comercializados em petshops. Mas a lógica é simples: se eles não estão na natureza, eles estão em sofrimento.

Por isso, separamos as três principais razões pelas quais você nunca deve comprar um pássaro.

1. Aves são animais silvestres

Não importa se nasceram em cativeiro ou na natureza - as aves são animais selvagens, com necessidades físicas e psicológicas complexas.

Na natureza, o habitat delas pode se estender por quilômetros. Em uma casa humana, eles têm uma pequena fração desse espaço. A gaiola padrão de uma ave, por exemplo, é 27 milhões de vezes menor do que o alcance de um periquito Quaker na natureza. 

Macaws in captivity at a breeding facility in Rio de Janeiro, Brazil - World Animal Protection

A maioria das espécies de aves nasce para voar. A fuga é um comportamento fundamental e crítico para o seu bem-estar físico e psicológico. Quando estão confinadas em gaiolas ou quatros, elas ficam frustradas e estressadas.

Muitas aves em cativeiro exibem comportamentos estereotipados (comportamentos que os animais não têm na natureza, o que demonstra que estão estressadas), como arrancar suas próprias penas, andar de um lado para o outro e bicar obsessivamente as barras da gaiola. 

2. Aves precisam de outras aves

As aves são animais sociais e não têm todas as suas necessidades sociais atendidas em cativeiro - mesmo quando estão alojadas em pares. Como eles geralmente são comprados individualmente, isso significa que um pássaro que nasceu para o bando fica sem nenhum outro para companhia.

Dois papagaios-cinzentos africanos na natureza

A falta de socialização é outra razão pela qual as aves mantidas como pets se envolvem em comportamentos compulsivos destrutivos, como arrancar as penas.

African grey parrot

3. O comércio legalizado não combate o tráfico no Brasil

60% das espécies mais traficadas em São Paulo são as mesmas encontradas na criação legalizada. Ou seja, a criação e a venda legalizadas incentivam essa prática cruel porque aumentam a procura por essas espécies, colocando em risco as populações de animais que estão livres na natureza.

papagaios-apreendidos-prf-brasil

Filhotes de papagaio-verdadeiro apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal. Foto: Divulgação.

Outro problema que envolve a criação legalizada de animais silvestres é o envolvimento direto desta prática com o tráfico de fauna. Nosso relatório "Crueldade à venda" revelou que existem muitos casos de fraudes em que os criadores “esquentam” animais recebidos do tráfico para parecer que nasceram em cativeiro.

A compra de animais silvestres em criadores legalizados nem sempre é uma garantia que o animal tenha nascido em cativeiro. Legal ou ilegal, eles sofrem. Não compre.

Não abandone os animais 

Se você já tem um animal silvestre sob sua guarda, não o abandone, nem solte na natureza. Isso porque, antes de voltar ao seu habitat natural, o animal precisa passar por uma avaliação de suas condições físicas e comportamentais para definir o seu destino. 

Veja aqui qual é a melhor forma de entregar com segurança animais silvestres que são mantidos como animais de estimação.

60% das espécies mais traficadas em São Paulo são as mesmas encontradas na criação legalizada.

Saiba mais