Bear, Romania

5 fatos legais sobre os ursos

Blog

Por

Conheça 5 fatos sobre esses animais icônicos que capturaram a atenção (e os corações) de muita gente ao longo dos anos!

Os ursos estão entre os animais selvagens mais amados. Nós trabalhamos há mais de 30 anos para protegê-los da crueldade e do abuso da indústria do turismo e da medicina tradicional. As curiosidades abaixo são apenas algumas das razões pelas quais esses animais precisam da nossa proteção. 

Continue lendo para conhecê-los melhor e descobrir o que você pode fazer para ajudá-los.

1. Os ursos têm pelagens grossas e em camadas

A pelagem de um urso-polar é composta por duas camadas: a mais curta fornece isolamento contra o clima e a mais longa evita que a água atinja a pelagem curta e a pele. 

Cada camada serve para um propósito único e permite que os ursos possam viver bem em temperaturas muito baixas.

annie-spratt-wtc9yh-g8ag-unsplash_0

2. Os ursos são grandes, fortes e rápidos

Os ursos-pardos possuem uma força de mordida de mais de 1.200 PSI - o suficiente para esmagar uma bola de boliche ou uma frigideira de ferro. Além disso, um urso-pardo adulto pode chega a 64 km/h.

Já os ursos-polares - a maior de todas as espécies de ursos - podem pesar entre 408 e 680 quilos e crescem aproximadamente de 1,82 a 3 metros de comprimento.

Com todas essas características físicas, não é de se admirar que os ursos tenham provado ser predadores dominantes na natureza.

grizzly_bear

3. Existem 8 espécies de ursos no mundo 

São elas: urso-negro (ou urso-negro-americano), urso-pardo, urso-polar, urso-negro-asiático (também conhecidos como ursos-da-lua, devido à marcação branca em forma de lua crescente em seus peitos),  urso-andino (ou urso-de-óculos), urso-panda, urso-preguiça (ou urso-beiçudo) e o urso-do-sol (ou urso-malaio).

Cada espécie é reconhecida e diferenciada por seu tamanho, marcações e características específicas.

Os ursos-preguiça, por exemplo, têm orelhas arredondadas, um focinho de cor creme e uma marca branca em forma de "V" ou "Y" em seus peitos.

sohrab_credit_world_animal_protection_1017739

4. Os ursos podem andar apenas com as patas traseiras

Em curtas distâncias, os ursos podem usar apenas as patas traseiras para se locomoverem. Eles também costumam ficar em pé para ter uma melhor visão ou sentir o cheiro do que está à sua frente. 

Infelizmente, essa habilidade é cruelmente explorada em atrações de "dança dos ursos" - já que eles conseguem se mexer de uma maneira que faz parecer que estão dançando.

1015181

5. Ursos têm um QI alto

Talvez um dos fatos menos conhecidos sobre os ursos é de que eles estão entre os animais terrestres mais inteligentes da América do NorteEles têm os cérebros maiores e mais complexos em comparação com outros mamíferos terrestres do seu tamanho - e dependem desse tamanho de cérebro para vários comportamentos.

Os ursos-pardos, por exemplo, podem se lembrar de bons locais para achar alimentos mesmo depois de 10 anos. Também há relatos de ursos-pardos cobrindo seus rastros ou se escondendo atrás de rochas e árvores para fugir de caçadores. Essa espécie também aprenderam a camuflar seu cheiro rolando em carne podre para se aproximar das presas.

bear_at_libearty_sanctuary._credit_world_animal_protection_1019454

Talvez um dos fatos menos conhecidos sobre os ursos é de que eles estão entre os animais terrestres mais inteligentes da América do Norte.