Ödla säls på marknad som husdjur

5 mitos sobre o comércio de répteis como animais de estimação

Blog

Por

Répteis e anfíbios são animais incríveis, mas eles não pertencem a nossas casas como animais de estimação.

Embora répteis e anfíbios sejam encontrados em vários continentes e países, eles não são animais selvagens e não devem ser criados como animais de estimação.

Para mostrar a importância de manter os animais silvestres na natureza, separamos cinco mitos comuns sobre o comércio de animais de estimação de répteis.

Mito 1: Répteis e anfíbios reproduzidos e criados em cativeiro não são animais selvagens

Animais silvestres mantidos em cativeiro, incluindo aqueles que nascem em cativeiro, continuam tendo suas complexas necessidades sociais, físicas e comportamentais - que se adaptam aos seus habitats naturais.

A criação seletiva de animais de estimação exóticos e selvagens é realizada por um número limitado de gerações, alterando apenas a aparência superficial desses animais. O resultado é que os animais silvestres reproduzidos em cativeiro são fundamentalmente idênticos aos que nasceram na natureza e têm os mesmo instintos e necessidades.

A lizard kept in a tank as a pet

Foto: Kay Lockett

Mito 2: Répteis e anfíbios não são seres sencientes

A verdade é que os répteis são capazes de sentir emoções positivas e negativas. Historicamente, répteis são um dos animais mais incompreendidos - muitas pessoas acreditam que eles não precisam de muito espaço ou enriquecimento ambiental. No entanto, pesquisas científicas mais recentes estão repletas de referências à capacidade deles sentirem ansiedade, estresse, angústia, excitação, medo, frustração, dor e sofrimento.

No caso dos anfíbios, eles apresentam características que são comuns a pássaros e mamíferos, incluindo a capacidade de resolver problemas e brincar, além de apresentarem comportamentos sociais complexos.

Em cativeiro, animais exóticos frequentemente sofrem de estresse crônico e têm problemas de saúde, já que o cativeiro não pode fornecer tudo o que eles precisam para viver felizes e saudáveis.

Mito 3: Répteis e anfíbios vivem mais e melhor em cativeiro

Todos os animais merecem ter uma vida boa e a mortalidade é uma medida muito pobre para estimar a qualidade de vida do animal.

Embora um réptil possa ter uma expectativa de vida longa por ter algumas de suas necessidades físicas atendidas em cativeiro, ter uma vida com altos níveis de bem-estar animal significa contar com uma série de fatores - não apenas a ausência de experiências negativas.

Além disso, ter uma vida mais longa significa que os donos devem se comprometer por mais tempo a cuidar do animal de maneira adequadaNo que diz respeito a alguns animais, como tartarugas, isso pode significar ser responsável pelo animal de forma adequada durante várias décadas ou até mesmo mais de 100 anos! 

A lizard kept in a tank as a pet

Mito 4: Ter um réptil ou anfíbio como animais de estimação é igual ter um gato ou cachorro

Animais como cães e gatos foram selecionados, por meio de reprodução, para características específicas que se repetem por muitas gerações.

Acredita-se que os cães tenham sido domesticados entre 27.000 e 40.000 anos atrás. Já os gatos, estima-se que isso tenha acontecido entre 3.600 e 9.500 anos atrás. Evidências apontam que cães e gatos já tinham predisposição genética para a domesticação, o que significa que eles tinham flexibilidade genética para serem domesticados. Com cuidados e condições adequadas, podem viver com os seres humanos em cativeiro sem sofrer.

Ao contrário dos cães e gatos, os animais silvestres não passaram por um processo de domesticação - que pode levar milhares de anos. Répteis e anfíbios, por exemplo, parecem não ter a predisposição à domesticação. Eles têm necessidades inatas que os tornam prontos para uma vida na natureza desde o início de suas vidas - tornando-os incapazes de se adaptar a uma vida em cativeiro.

Mesmo os que nascem em cativeiro ainda mantêm as características de um animal selvagem, o que os torna inadequados para um ambiente doméstico.

Mito 5: O comércio de répteis e anfíbios é bem regulamentado

O comércio de animais exóticos ou selvagens de estimação existe tanto legal quanto ilegalmente.

No comércio legal, temos os animais que são legalmente criados em cativeiro ou capturados na natureza. No ilegal, temos aqueles que são ilegalmente caçados, traficados e mantidos em cativeiro.

Além disso, evidências indicam que o comércio legal aumenta a demanda por animais de estimação silvestres ou exótico. Ou seja, apesar de legal, este comércio impulsiona o ilegal.

A lizard kept in a tank as a pet

Como você pode ajudar

Independente dos animais serem criados em cativeiro ou de serem capturados na natureza, o comércio de animais de estimação exóticos é cruel, destrutivo e faz com que os animais tenham uma vida inteira de sofrimento. 

Mostre que você é um defensor dos animais silvestres e se comprometa a:

  • Não comprar um animal silvestre para mantê-lo como animal de estimação ou outros fins;
  • Não abandonar nem soltar um animal silvestre que já esteja sob sua guarda;
  • Não reproduzir animais silvestres para que sejam mantidos como bichos de estimação. 

Em cativeiro, animais exóticos frequentemente sofrem de estresse crônico e têm problemas de saúde, já que o cativeiro não pode fornecer tudo o que eles precisam para viver felizes e saudáveis.