Onça-pintada no meio da natureza, olhando atentamente para frente

Caça: cruel, desnecessária e ilegal. Ainda assim, tem quem a pratique

Blog

Por

Apesar de proibida, essa atividade é amplamente praticada e milhões de animais são abatidos em todas as regiões do país.

Você sabe quantos animais silvestres são mortos por caçadores todos os anos no Brasil? Não gaste muito tempo tentando lembrar algum número. Na verdade, ninguém sabe. O que todo mundo tem certeza é que, apesar de proibida, essa atividade é amplamente praticada e milhões de animais são abatidos em todas as regiões do país.

Desde 1967, a caça comercial, aquela praticada para abastecer o mercado de couro, peles e carne, é proibida por lei. Já a caça esportiva deixou de ser realizada no país em 2008, após uma decisão da Justiça. No Brasil, com exceção de índios e de casos especiais autorizados pelo poder público (como o do javali, que é uma espécie invasora), caçar é crime.

Mas, infelizmente, ainda tem gente que insiste em matar animais silvestres, seja pela carne, que pode transmitir doenças, seja para conseguir algumas partes que serão utilizadas pela indústria de remédios ou no comércio ilegal (biopirataria, peças de decoração etc.). Há ainda quem pratique a caça por lazer. Isso mesmo! Há quem goste de se enfiar no mato para atirar em animais por diversão.

Sala com um tapete de pele de zebra embaixo de uma mesa

Entre 2011 e 2015, em média 1.869 peles de zebra foram exportadas por ano da África

Apesar da fiscalização insuficiente, ela existe. Agentes do Ibama e das policiais estaduais prendem caçadores armados, os levam para as delegacias e o que acontece? Eles são soltos. Caçar, pela Lei de Crimes Ambientais, tem uma pena prevista de até um ano de detenção, o que a qualifica como um crime de  “menor potencial ofensivo”. Ou seja, o caçador vai responder pelo crime em liberdade e dificilmente será condenado.

Essa impunidade ajuda a manter a prática da caça entre os brasileiros. E os impactos ambientais dessa matança de animais silvestres é sentida no equilíbrio dos ecossistemas, com a redução das populações de muitas espécies.

Apesar de o Brasil ser o país com maior diversidade de fauna do planeta, a quantidade de animais de cada espécie não é tão grande. Isso quer dizer que, aliada ao tráfico de fauna, à perda de habitat e aos atropelamentos em rodovias, por exemplo, a caça pode ter um impacto devastador para o meio ambiente.

Estou falando de tatus, pacas, capivaras, cervos, macacos, catetos, queixadas e, inclusive, onças-pardas e pintadas. Aves como arribaçãs e mutuns também são alvo dos caçadores. Tartarugas e tracajás, na região da Amazônia, ainda são bastante consumidos. Enfim, o leque de espécies alvo é bem grande.

E tudo isso, sem falar na crueldade envolvida!

Não é raro que os animais caçados sejam baleados e agonizem até serem efetivamente mortos. Há também o uso de armadilhas, como as de laço feitas com arame, em que eles ficam presos por horas e até por dias antes de morrer.

E o estresse de tentar fugir de cães treinados? É verdade. Muitos caçadores utilizam cachorros para rastrear e acuar suas vítimas. Esses cães mordem os animais e também acabam feridos durante as perseguições. A crueldade envolve animais de caça e animais caçados.

E a situação ainda pode ficar pior. Você acredita que tem deputados federais e senadores tentando liberar a caça? Eles preparam projetos de lei que, se aprovados, permitirão principalmente o retorno da caça esportiva, ou amadora, como alguns a chamam. 

Há também iniciativas do próprio governo federal que têm facilitado o acesso a armas pelos caçadores. E nós, da Proteção Animal Mundial, temos nos manifestado contra.

O Ibama encomendou uma pesquisa em 2003 para saber, entre outras coisas, a opinião dos brasileiros sobre a caça. O resultado indicou que 90,8% são contra a prática. E essa não foi a única pesquisa com esse resultado.

Ser contra a caça é estar do lado da vida e de um meio ambiente equilibrado.