Elephant Rides and Shows – Five Myths

Descubra 5 mitos sobre passeios e shows com elefantes

Blog

Por

Por trás das atrações que exploram elefantes existe uma realidade cruel. Descubra 5 mitos comuns sobre passeios e shows com elefantes.

#1: Elefantes são animais domesticados

"Domesticado" significa que uma espécie foi seletivamente criada por humanos por muitas gerações para ter características físicas e comportamentais específicas. No caso dos elefantes, mesmo os que nascem em cativeiro ainda são selvagens.

Todos os elefantes que são explorados para passeios ou espetáculos são submetidos a treinamentos cruéis para aceitarem o controle humano. Esse método, chamado "the crush", envolve restrições físicas, de comida e água, além de, em muitos casos, dor intensa.

Este é um processo extremamente estressante para os elefantes que são capturados ou nascidos em cativeiro.

#2: Existem passeios que são responsáveis

Além do treinamento cruel, o bem-estar físico dos elefantes é prejudicado para sempre pelos trabalhos que são forçados a fazer. Os elefantes podem ser grandes e fortes, mas suas costas não foram feitas para carregar turistas - a sela e o peso dos passageiros podem causar dor e ferimento. Eles também não são fisicamente feitos para ficar nas patas traseiras, como fazem nos espetáculos. Esses truques são realizados apenas porque foram treinados por meio da dor e do medo

Elefantes explorado pela indústria madeireira, carregando uma pessoa nas costas enquanto uma corta está amarrada em seu corpo para puxar pedaços de madeira

Entre um show e outro (ou um passeio e outro), a maioria dos elefantes são acorrentados por longos período, muitas vezes isolados. Isso causa estresse e comportamentos não naturais, como mover compulsivamente a cabeça de um lado para o outro. Isso porque os elefantes são animais inteligentes e sociais e não têm suas complexas necessidades atendidas ao serem explorados para o entretenimento.

#3: Manter elefantes em cativeiro garante a conservação da espécie na natureza

As taxas de reprodução de elefantes em cativeiro são extremamente baixas e não atendem a demanda por novos elefantes na indústria do turismo. Consequentemente, os elefantes são caçados e capturados na natureza para alimentar esse mercado.

Capturar elefantes na natureza é uma atividade brutal. Há cada vez mais relatos de mães e tias elefantas que são mortas durante a caça de elefantes jovens. Para se ter uma ideia, um filhote de elefante pode custar cerca de 33 mil dólares.

Isso é uma grande ameaça para a população de elefantes asiáticos selvagens, que diminuiu drasticamente no último século.

#4: Elefantes do turismo vêm da indústria madeireira 

Até 1989, os elefantes na Tailândia eram amplamente usados pela indústria madeireira - mas uma proibição na exploração de madeira deixou muitos proprietários de elefantes sem fonte de renda. Isso fez com que a indústria do turismo se tornasse uma excelente oportunidade para eles ganharem a vida.

Elefantes explorado pela indústria madeireira, carregando uma pessoa nas costas enquanto uma corta está amarrada em seu corpo para puxar pedaços de madeira

Mas hoje, um quatro de século após essa proibição, os elefantes que eram explorados pela indústria madeireira ou já estão velhos ou já morreram. No entanto, o número de locais turísticos que exploram elefantes aumentou e estima-se que a quantidade de elefantes em cativeiro tenha permanecido estável.

Ou seja: os animais explorados pelo turismo foram capturados na natureza ou criados em cativeiro para passar suas vidas acorrentados. 

#5: Turistas exigem passeios de elefante

Muitos turistas consideram os passeios de elefante o ponto alto de suas férias. No entanto, esse desejo muitas vezes surge devido a falta de consciência do abuso envolvido. Assim que os turistas percebem o sofrimento causado pelos passeios e espetáculos, o entusiasmo diminui rapidamente.

Aumentar a conscientização sobre a crueldade por trás desses passeios e shows é crucial para educar e mostrar aos turistas que existem outras formas de visitar atrações com animais sem financiar a crueldade - como santuários.

Como você pode ajudar a acabar com isso

  • Sempre diga não a passeios de elefante, shows e interações muito próximas (como selfies e dar banho nos animais). Lembre-se: se você pode andar, abraçar ou tirar uma selfie com um animal selvagem, é provável que seja uma atração cruel.
  • Se você deseja ver esses animais incríveis durante as férias, faça uma pesquisa e esteja ciente de que muitos locais se anunciam como santuários quando não o são. Veja como identificar se um local é mesmo um santuário.

Junte-se a nós

Assine nossa newsletter e fique por dentro de nossas campanhas.