two baby penguins cuddling

Descubra 7 curiosidades sobre os pinguins

Blog

Por

Você sabia que os pinguins não têm dentes? E que eles são principalmente encontrados no Hemisfério Sul?

Os pinguins são famosos por sua coloração em preto e branco e pela sua capacidade de viver em algumas das partes mais frias do mundo. Mas o que mais você sabe sobre eles? 

Continue lendo para descobrir onde essas aves vivem, de onde vieram e por que suas populações estão em declínio.

1. Pinguins não têm dentes

Pinguins são aves - e aves não têm dentes. Ainda assim, pode ser "assustador" a primeira vez que você vê o interior da boca de um pinguim. Isso porque eles possuem sulcos serrilhados no topo da boca que podem ser usados para quebrar a comida.

Penguins at Salisbury Plain

2. Eles são encontrados apenas no Hemisfério Sul

Embora algumas pessoas achem que podem encontrar pinguins em qualquer lugar frio, eles vivem, principalmente, em diferentes climas pelo Hemisfério Sul e estão mais concentrados na Antártida. Apenas o pinguim de Galápagos foi encontrado ao norte do equador.

3. Existem 18 espécies de pinguins

Este é um assunto bastante debatido no mundo da ciência dos pinguins. Tradicionalmente, a quantidade de espécies de pinguins em todo o mundo foi listada como 17. Em 2006 esse número foi alterado para 18, quando o pinguim-saltador-da-rocha começou a ser reconhecido como duas espécies distintas: pinguim-saltador-da-rocha-do-sul e o pinguim-saltador-da-rocha-do-norte.

Cientistas de todo o mundo começaram a olhar mais de perto outros pinguins e perceberam que também pode haver mais espécies ou subespécies.
 

4. Os pinguins são originários da Austrália

Embora eles sejam mais associados à Antártida, pesquisas recentes mostram que o ancestral comum dos pinguins modernos apareceu pela primeira vez na costa da Austrália, Nova Zelândia e algumas ilhas do Pacífico Sul há cerca de 22 milhões de anos.

Penguins at Salisbury Plain

5. O menor pinguim tem apenas 30 centímetros de altura

O pinguim-azul (Little Penguin, Eudyptula minor), encontrado nas costas da Austrália e da Nova Zelândia, é o menor pinguim do mundo. Ele tem, em média, 30 centímetros de altura e um peso de 1,1 a 1,2 quilos. Essa espécie passa a maior parte do tempo brincando no oceano.

Já o maior pinguim vivo é o pinguim-imperador - que atinge até 1,22 metros de altura e pode pesar até 40 quilos.

6. Pinguins são monogâmicos

... Mas apenas durante a época de acasalamento

A cada temporada de reprodução, os pinguins escolhem um companheiro com quem ficam durante todo o período. Entretanto, um pinguim pode ou não escolher o mesmo parceiro no ano seguinte.

Penguins at Salisbury Plain

7. Pinguins não podem voar

Suas asas, ao invés de serem utilizadas para voar, evoluíram especificamente para nadar.

A população de pinguins está em declínio

Penguins at Salisbury Plain

O pinguim-africano e o pinguim-de-Galápagos passaram por declínios populacionais tão rápidos nos últimos anos que eles já são considerados como ameaçados de extinção. Das 18 espécies, dez estão listadas como vulneráveis ou ameaçadas de extinção na Lista Vermelha da IUCN - tornando-os o segundo grupo de aves mais ameaçado do mundo, ficando atrás somente do albatroz.

O perigo mais iminente para os pinguins (e diversos outros animais selvagens) são as mudanças climáticas, que impactam também os oceanos.

A pecuária industrial intensiva é um dos piores contribuintes para este problema. Além da crueldade com os animais de fazenda, a vida selvagem também sofre com este sistema.

Assine nossa newsletter e junte-se a nós para mudarmos essa realidade.

 

10 espécies de pinguins estão listadas como vulneráveis ou ameaçadas de extinção na Lista Vermelha da IUCN - tornando-os o segundo grupo de aves mais ameaçado do mundo.