African Grey Parrot

Descubra 9 fatos sobre os papagaios

Blog

Por

Grandes comunicadores, mímicos e companheiros leais. Conheça esses e outros fatos sobre os perfeitos papagaios.

Você já parou para pensar em como seria o nosso mundo sem os papagaios? Seria tão monótono, sem suas penas deslumbrantes iluminando as paisagens, né? Mas essas aves têm muito mais do que apenas sua boa aparência.

Os papagaios são grandes comunicadores, mímicos, companheiros leais e fazem um trabalho fantástico de apoio aos nossos ecossistemas. Isso porque, por serem comedores desordenados, as sementes e frutas que eles soltam e "jogam fora" ajudam a regenerar as florestas e a alimentar animais melhores.

Continue lendo para aprender mais sobre essa ave maravilhosa!

Quem são eles?

Atualmente, existem mais de 350 espécies de papagaios na Terra - entre eles estão os periquitos, araras, calopsitas e cacatuas. Para serem classificados como papagaios, as aves devem ter bicos curvos e os pés devem ser zigodáctilos (ou seja, aves com quatro dedos em cada pé, sendo que dois dedos são voltados para a frente e dois para trás).

African grey parrot

Animais de todos os tamanhos

Os papagaios têm muitas formas e tamanhos diferentes, sendo que a maioria vive nos climas quentes do hemisfério sul.

O menor é o papagaio-pigmeu-de-cara-amarela, que pode ser encontrado na Nova Guiné e na Nova Bretanha. Ele pesa entre 10 e 15 gramas e mede cerca de 8,5 centímetros de comprimento. Esta pequena ave é completamente ofuscada pelo maior papagaio do mundo, a arara-azul da América do Sul, que mede entre 90 e 100 centímetros.

African grey parrot

Já o papagaio mais pesado é o kakapo noturno da Nova Zelândia, que não voa e pode pesar até 4 quilos - similar ao peso de um gato doméstico!

Comedores e eco protetores

Frutas, flores, sementes, bagas, nozes e pequenos insetos são alimentos naturais para os papagaios, mas as dietas podem variar de espécie para espécie e de região para região.

Os bicos dos papagaios permitem que eles abram cascas de nozes, enquanto suas línguas fortes os ajudam a chegar às sementes dentro.

Alguns hábitos alimentares dos papagaios podem parecer um pouco incomuns, como o fato das araras-azuis procurarem no esterco de gado por nozes de palmeira não digeridas para comerAlgumas espécies comem argila que ocorre naturalmente ao redor das margens dos rios e costas. Os cientistas ainda estão pesquisando o motivo dos papagaios fazerem isso, mas a maioria acredita que a argila seja um importante suplemento nutricional para eles.

Além disso, os papagaios são comedores desordenados - ou seja, jogam muita comida no chão -, fazendo com que eles tenham um importante papel no ecossistema.

As frutas caídas, sementes e sementes não digeridas em seus excrementos podem ajudar a regenerar as florestas e os restos de suas comidas ajudam a alimentar animais menores que vivem no solo. Os excrementos dos papagaios também são importantes para o meio ambiente - nutrindo o solo que sustenta o crescimento das florestas e pastagens.

Penas protetoras

As cores nas penas de um papagaio não são apenas bonitas de se ver - elas desempenham um papel importante na vida destas aves. 

Em um estudo de 2011, pesquisadores expuseram penas de papagaios a uma cepa de bactérias que danificam as penas e descobriram que os pigmentos protegiam as penas, que é formada por Psitacofulvinas, um pigmento resistente a bactérias.

Famílias felizes

Os papagaios são, geralmente, monogâmicos - a maioria das espécies tem apenas um companheiro por toda a vida.

African grey parrot

Os papagaios-cinzentos africanos ficam prontos para encontrar um parceiro quando têm entre 3 a 5 anos de idade. Quando isso acontece, eles se estabelecem, juntos, em sua própria árvore entre grandes bandos de até 10.000 aves. Eles acasalam e põe ovos uma ou duas vezes por ano, com até quatro ovos em cada ninhada. A fêmea incuba os ovos, enquanto seu parceiro a alimenta. Quando os filhotes nascem, após cerca de 30 dias, a fêmea passa as duas primeiras semanas alimentando-os com a comida que o macho fornece regurgitando em seu bico. Os filhotes ficam no ninho por cerca de 12 semanas e, depois, se juntam aos pais e ao grupo familiar por vários anos.

Mas atenção: nem todos os papagaios constroem seus ninhos em árvores. Algumas espécies põem seus ovos em túneis e cavidades rochosas. Outras, como o papagaio de ombros dourados da Austrália, o fazem em cupinzeiros.

Vida longa

Se eles não forem mortos como presas ou caçados, a expectativa de vida de algumas espécies de papagaios pode ser semelhante à dos humanos - os kakapos podem viver po até 95 anos e as araras-vermelhas entre 40 e 50 anos. Geralmente, quanto maior a espécie de papagaio, maior a sua vida útil.

Entre os predadores de papagaios estão: as pessoas, aves de rapina (como falcões, águias e corujas), cobras, felinos selvagens (como onças e jaguatiricas), macacos e morcegos.

Quando ameaçado, o primeiro instinto de um papagaio é voar para longe. Mas, uma vez capturado, ele lutará com seu forte bico e garras para tentar escapar. Quando os predadores estão em seu território, uma tática comum de defesa do papagaio é ficar em silêncio e, de repente, explodir, guinchando das árvores para assustá-los.

Grandes comunicadores

Os papagaios são animais muito sociais, fazendo deles, também, grandes comunicadores. Eles usam as penas de suas caudas e vozes para transmitir mensagens. Alguns também "coram" para comunicar emoções como brincadeira, raiva e excitação.

Eles podem imitar outros animais e podem até construir vocabulários de palavras humanas.

Para se comunicar uns com os outros, os papagaios - dependendo da espécie - podem usar uma variedade de gritos, assobios, pios e até sons de beijos.

Comércio cruel

Por causa de sua bela aparência e grande capacidade de imitação, milhões de papagaios tem sido legal e ilegalmente capturados de seus habitats para alimentar as demandas do comércio de animais exóticos.

African grey parrot

Entre eles, está o papagaio-cinzento africano, que é retirado da natureza na África Central e Ocidental para alimentar este cruel mercado. Em alguns países, incluindo Gana, a população de papagaios-cinzentos africanos caiu mais de 90% nos últimos 25 anos devido ao comércio de estimação de animais exóticos e à perda de habitat. Esse declínio fez com que a espécie fosse classificada como Ameaçados de extinção pela IUCN.

Sofrendo em cativeiro

Papagaios selvagens enfrentam uma vida de sofrimento imenso durante a sua captura na natureza e transporte. Eles normalmente são capturados por meio de redes ou pelos pés em galhos de árvores cobertos por gomas pegajosas. Suas penas também são frequentemente cortadas para impedi-los de escapar.

Muitos papagaios capturados morrem no caminho e nunca chegam ao seu destino final. Isso porque eles são mantidos em caixas escuras de meio metro, cheias de tantos papagaios que eles acabam se esmagando. Estima-se que até dois terços dos papagaios-cinzentos africanos morram durante esse transporte - apesar do comércio legal de papagaios-cinzentos selvagens capturados na natureza ser proibido desde 2018, ele continua acontecendo ilegalmente. 

Aqueles que sobrevivem passam por imenso estresse e, depois, são condenados a uma vida de confinamento, deixando-os incapazes de expressar seus comportamentos naturais.

African grey parrot

As aves criadas em cativeiro mantêm seus instintos selvagens e, portanto, suas vidas engaioladas as condenam à miséria. A depenagem de penas é muito comum entre os papagaios-cinzentos africanos que vivem em cativeiro - e isso tem sido comparado a comportamentos obsessivos compulsivos e automulitantes em pessoas que sofrem de ansiedade e angústia severas.

Ajude-nos a acabar com isso

Com a sua ajuda, podemos acabar com a crueldade que o comércio de silvestres inflige aos animais, incluindo os papagaios.

Mais de 1,6 trilhão de animais selvagens são mortos e sofrem todos os anos por causa do lucro e da ganância por seu uso como produtos, entretenimento ou animais de estimação.

Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro sobre como nos ajudar a melhorar a vida dos animais. Para sempre.