Ödla säls på marknad som husdjur

5 motivos para não comprar um animal de estimação exótico

Blog

Por

Se você acha legal ou fofo ter um animal exótico como animal de estimação, é melhor pensar duas vezes.

Muitos animais selvagens são bonitos e surpreendentemente inteligentes - qualidades que podem fazê-los se tornar atraentes para se tornarem animais de estimação. No entanto, eles têm necessidades e comportamentos complexos que só podem ser atendidos em seu habitat natural. O problema é que a maioria das pessoas que compra um animal exótico de estimação não tem conhecimento do sofrimento que estes animais sentem.

Veja 5 motivos para não comprar um animal de estimação exótico:

#1: Eles são animais selvagens

Animais como cães e gatos foram domesticados ao longo de milhares de anos, o que significa que eles podem viver com humanos em cativeiro sem medo ou sofrimento.

Já os animais selvagens não nascem para viver em nossas casas. Mesmo os que são reproduzidos em cativeiro ainda possuem as mesmas necessidades e características de um animal selvagem - o que os torna inadequados para serem mantidos em um ambiente doméstico.

Papagaio-cinza-africano mantido como animal de estimação, todo cheio de falhas nas penas

Lontras asiáticas, um animal de estimação exótico cada vez mais popular no Japão e na Tailândia. Foto: Fernando Machado

#2: Eles sofrem em cativeiro

A vida em cativeiro limita o comportamento natural de um animal, colocando em risco o seu bem-estar físico e mental. No caso dos papagaios-cinzentos africanos, por exemplo, podem voar até 10 quilômetros por dia para forragear e interagir com outras aves. Devido ao estresse causado pela falta dessas condições, eles frequentemente arrancam suas próprias penas - um comportament0 semelhante ao que ocorre com a automutilação em humanos.

Papagaio-cinza-africano mantido como animal de estimação, todo cheio de falhas nas penas

Roy, um papagaio-cinzento africano resgatado que estava sendo mantido como animal de estimação

#3: Eles sofrem no comércio de animais de estimação

A jornada que um animal enfrenta no comércio global de animais de estimação exóticos é cruel - e muitas vezes mortal.

Sejam os animais caçados na natureza ou criados em cativeiro, eles costumam ser enviados a grandes distâncias antes de chegarem ao seu destino final. Nessa trajetória, eles podem ser privados de comida e espaço para se mover, além de não conseguirem ter controle do ambiente para manter seu corpo na temperatura ideal.

O comércio ilegal de animais silvestre é o quarto crime mais lucrativo do mundo, ficando atrás apenas do tráfico de drogas, humanos e armas. Surpreendentemente, até 66% dos papagaios-cinzentos africanos morrem antes de começar sua vida como animal de estimação.

Papagaio-cinza-africano mantido como animal de estimação, todo cheio de falhas nas penas

Pássaros confiscados do mercado ilegal de animais silvestres, no Brasil. Foto: SOS Fauna

#4: O comércio de animais de estimação exóticos ameaça as populações selvagens

Os animais são retirados da natureza em grande quantidade para alimentar o comércio de animais silvestres, o que coloca em risco as populações em seus habitats naturais e ameaça a sobrevivência de diversas espécies. Investigações relatam que mais de 55.000 tartarugas-estrelas-indianas foram removidas em um ano de apenas um dos muitos centros comerciais na Índia.

Até 21% da população selvagem de papagaios-cinzentos africanos são capturados para alimentar o comércio global de animais silvestres todos os anos, fazendo com que as populações selvagens da espécie diminuíssem em até 79% em apenas 50 anos. Desde 2016 os papagaios-cinzentos estão protegidos do comércio internacional, mas ainda estão ameaçados pelo comércio ilegal.

Papagaio-cinza-africano mantido como animal de estimação, todo cheio de falhas nas penas

Jovens tartarugas-estrelas-indianas são colocadas em bolsas para serem contrabandeadas para fora da Índia

#5: Você pode ajudar a acabar com isso mais do que imagina

Muitos proprietários compram um animal de estimação exótico por desejarem algo incomum, mas poucas pessoas que fazem isso têm ideia em que estão se metendo. Isso porque manter um animal selvagem como animal de estimação pode ser difícil e exigir bastante do proprietário.

O papagaio-cinzento africano é um animal altamente inteligente e requer tanta atenção quanto uma criança humana. Além disso, eles podem viver até 60 anos - o que, muitas vezes, traz como resultado que eles sejam realocados várias vezes e sofram danos emocionais.

Já os répteis geralmente têm necessidades alimentares e ambientais muito específicas, o que acaba gerando um grande número de animais que são confiscados, abandonados ou entregues a centros de resgate.

Papagaio-cinza-africano mantido como animal de estimação, todo cheio de falhas nas penas

Roy, um papagaio-cinzento africano resgatado, que apresentava comportamento autodestrutivos quando mantido em cativeiro

Ajude a acabar com o sofrimento dos silvestres que são mantidos como animais de estimação

  • Comprometa-se a nunca comprar um animal de estimação exótico.
  • Se seus amigos ou familiares estiverem pensando em comprar um animal de estimação exótico, compartilhe este artigo.
  • Não compartilhe "os lados bons": um grande impulsionador para o mercado de animais exóticos de estimação são os vídeos fofos que circulam nas redes sociais. Ao compartilhar este tipo de conteúdo, você fortalece essa indústria cruel.

Junte-se a nós

Movemos o mundo para acabar com a crueldade animal por mais de 55 anos e apoiadores, como você, é o que torna o nosso trabalho possível.

Junte-se a nós para proteger os animais e mudar suas vidas para sempre. Assine nossa newsletter.