Jabuti atrás de um portão, com grades, olhando para o lado

Descubra por que jabutis não são animais de estimação

Blog

Por

Quinto animal silvestre mais vendido no Brasil, o jabuti também é um dos mais traficados – e também um dos mais rejeitados

Com um jeito dócil e a fama de ser “fácil de cuidar”, o jabuti é um animal bem comum nas casas brasileiras. O jabuti-piranga, uma das espécies existentes no Brasil, é o quinto animal silvestre mais vendido no país e, infelizmente, um dos mais traficadosSim, mesmo que pareça um contrassenso, é comum o mercado de animais de estimação estimular o tráfico da mesma espécie... Isso acontece por causa da alta demanda por parte dos consumidores por esse animal.

Em geral, o jabuti é visto como um animal tranquilo e fácil de cuidar. Mas, se fosse assim tão fácil, por que eles estão entre os animais mais devolvidos aos CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres)?

Caixa de papelão com diversos jabutis apreendidos do tráfico

Jabutis-piranga apreendidos do tráfico de animais silvestres. Foto: CETAS MG 

Pra começo de conversa, 46% das pessoas que adquirem um animal silvestre tomam essa decisão por impulso. Ou seja, acham que é a mesma coisa que adquirir um gato ou cachorro. O que está longe de ser verdade, já que o silvestre é um animal com necessidades muito específicas que só são encontradas na natureza.

No que diz respeito ao jabuti, especificamente, há uma série de razões para a devolução, sendo a longevidade uma delas: ele pode viver cerca de 80 anos, o que significa dizer que ele será praticamente uma herança de família.

A falta de interação com os tutores também estimula a devolução dos jabutis, pois ele não é um animal que tem facilidade de se conectar emocionalmente com as pessoas. Isso faz com que os tutores rapidamente “enjoem” do animal. Além disso, também é difícil perceber o estado de saúde dele, já que suas emoções não são facilmente identificadas.

Outra característica que vai contra o senso comum é o fato do jabuti ser muito ativo, por mais que tenha o histórico de ser letárgico. Livres, na natureza, o jabuti costuma caminhar bastante e percorrer diferentes ambientes. Outro ponto é a sua dieta, que é bem diversa, composta por vegetais, frutas e até outros animais. Por incrível que pareça, ele não tem o hábito de comer alface – uma das verduras mais comuns na dieta dos jabutis em cativeiro, tanto que é comum encontrar jabutis de estimação desnutridos.

Como répteis, os jabutis também precisam de bastante luz solar, o que inviabiliza a criação em um ambiente interno, como um apartamento – por mais que o tutor invista em um terrário e em luz artificial para manter a temperatura adequada. 

O jabuti é um animal silvestre

Ser retirado da natureza para ser explorado como animal de estimação acaba suprimindo os comportamentos e instintos naturais do jabuti. É bem diferente da situação dos cães e gatos, que passaram por um processo de domesticação de milhares de anos que os tornou adaptados para a convivência com os humanos.

Por mais cuidadoso que o tutor seja, ele nunca conseguirá oferecer todas as condições necessárias para que um animal silvestre se desenvolva plenamente.

Lugar de animal silvestre é na natureza.