Porca dormindo tranquilamente em meio a fenos e palhas

Como os supermercados podem ajudar os porcos?

Blog

Por

Ao comprar carne suína de fornecedores que criam animais com altos níveis de bem-estar, as grandes redes podem mudar a vida de milhares de porcos.

As grandes redes varejistas têm um importante papel no processo de estimular políticas de bem-estar animal. Afinal, os supermercados podem usar seu poder de mercado e escala para optar por fornecedores de carne com altos níveis de bem-estar, promovendo, assim, a mudança em toda a cadeia de produção.

Bom, mas por que devemos prestar atenção à carne que está na prateleira dos supermercados? A carne suína tem uma demanda crescente e o porco é um dos animais que mais sofrem no sistema industrial intensivo de criação, que muitas vezes utiliza procedimentos cruéis, como manter as porcas gestantes em gaiolas e realizar uma série de mutilações (corte de dentes e de cauda, castração e mossa – um método de identificação por meio de cortes nas orelhas).

Com a campanha Mude a Vida dos Porcos, nós queremos justamente que os procedimentos e as práticas que levam os sistemas industriais intensivos a terem baixos níveis de bem-estar sejam coisas do passado, mudando o sistema de produção atual.

Nosso objetivo é fazer com que grandes redes, como Casino Group (Pão de Açúcar, Extra e Assaí), Grupo Big (ex-Walmart) e Cencosud se comprometam a comprar carne suína de fornecedores que criam animais com altos níveis de bem-estar. O Grupo Carrefour Brasil, por exemplo, se comprometeu recentemente a demandar de seus fornecedores as mudanças para o atendimento dessas novas diretrizes.

Você, como consumidor, completa essa cadeia. Você pode pressionar as redes varejistas ao assinar nossa petição e, ao se conscientizar sobre a vida de sofrimento dos porcos, fazer melhores escolhas durante suas compras, priorizando os supermercados que têm o bem-estar em sua pauta. Existem hoje algumas indústrias produtoras de suínos que já se comprometeram a se adequar, principalmente no que se refere à gestação coletiva das porcas (ao invés de trancá-las em gaiolas).

Porcas mães em gaiolas, em uma indústria com baixos níveis de bem-estar

Mães porcas em gaiolas individuais, em uma indústria com baixos níveis de bem-estar animal

Se você não tem certeza de que determinado supermercado se responsabiliza pela qualidade de seus fornecedores, leia o rótulo dos alimentos antes de comprá-los e faça uma pesquisa prévia sobre o compromisso dos produtores. Também vale ligar no SAC e fazer perguntas. Esse hábito, aliás, faz com que as empresas comecem a entender que essa é uma demanda dos clientes.