Imagem em gráficos de porcos se alimentando de remédios, fazendo alusão ao uso excessivo de antibióticos em sistemas industriais intensivos.

Haja Estômago!: é hora de combater a resistência antimicrobiana

Notícias

Nova campanha da Proteção Animal Mundial tem como foco conscientizar a população sobre o uso excessivo de antibióticos na produção animal.

Você sabia que 3/4 dos antibióticos do mundo são usados em animais de fazenda? Seja para evitar que fiquem doentes, para promover o crescimento acelerado ou para tratar doenças, essa prática impulsiona o surgimento de bactérias multirresistentes (bactérias resistentes a antimicrobianos) e nos deixa menos capazes de combater infecções

Por isso lançamos a campanha "Haja Estômago!", que tem como objetivo conscientizar a população sobre o uso excessivo de antibióticos na produção animal e combater a resistência antimicrobiana.

Imagem em preto e branco, ao fundo, de um frango. Texto sobre a imagem: animais expostos a um uso excessivo de antibióticos? Haja estômago!

Acesse a página da campanha

“Temos que enfrentar a resistência antimicrobiana, que representa hoje uma crescente ameaça à saúde global e que deve ser abordada com urgência na saúde pública, uma vez que coloca em risco o tratamento eficaz de infecções causadas por bactérias, parasitas, vírus e fungos, resultando em doenças mais prolongadas e em maior mortalidade”, defende o advogado Matheus Falcão, analista de Saúde do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).

O IDEC e a Proteção Animal Mundial elaboraram, em parceria, o policy paper “Como evitar a próxima catástrofe sanitária: resistência antimicrobiana”, divulgado em novembro do ano passado. “Também é importante dizer que o impacto é maior nas populações mais vulneráveis. Como se não bastasse, a resistência antimicrobiana coloca em risco a sustentabilidade dos sistemas agroalimentares e, com ela, a segurança alimentar”, completa Falcão. 

No dia 7 de abril (Dia Mundial da Saúde), a Proteção Animal Mundial lançou o relatório "Os impactos ocultos da pecuária industrial intensiva", onde expõe como os governos de todo o mundo estão ignorando os perigos de saúde pública causados pelo sistema industrial intensivo, bem como o sofrimento de bilhões de animais de fazenda.

Leia o relatório completo

Precisamos mudar essa realidade

Com a campanha Haja Estômago!, queremos mostrar que não há futuro para o sistema industrial intensivo. Entre as mudanças sistêmicas que acreditamos ser necessárias para alcançarmos ganhos maiores de saúde para a população, estão:

  • Reorientar os subsídios da pecuária industrial intensiva para práticas humanas e sustentáveis;
  • Apoiar esforços para reduzir significativamente a produção e o consumo de carne e laticínios em países com alta média de consumo por pessoa;
  • Melhorar a acessibilidade dos alimentos à base de plantas;
  • Fornecer apoio à transição aos agricultores que não desejam mais se envolver com o sistema industrial intensivo.

Para isso, estamos pedindo aos governos de todo o mundo que imponham uma moratória nas fazendas industriais, além de introduzir e aplicar padrões mais altos de bem-estar na criação de animais.

Para saber mais sobre a campanha, acesse a página www.hajaestomago.com.br.