Participantes da audiência pública, na Câmara dos Deputados.

Virada Parlamentar Sustentável debate resistência aos antibióticos

Notícias

Participamos ativamente do evento, por meio de uma audiência pública. Debate focou nos impactos da pecuária industrial intensiva na saúde e bem-estar humano, animal e ambiental.

Na última quarta-feira (28), participamos ativamente da Virada Parlamentar Sustentável, realizada em Brasília. Levamos para debate os impactos da pecuária industrial intensiva na saúde e bem-estar humano, animal e ambiental

Karina Rie Ishida, Coordenadora de Campanhas de Sistemas Alimentas, esteve presente em uma audiência pública, onde destacou em diferentes momentos que a contenção da resistência antimicrobiana garante a eficácia dos antibióticos para o tratamento de doenças tanto em humanos quanto em animais - essa é uma ameaça global que afeta diretamente a saúde de todos os seres vivos, incluindo humanos e animais.

Karina Rie Ishida durante a audiência pública

Karina Rie Ishida durante a Virada Parlamentar Sustentável. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Nossa pesquisa de 2021 revelou a presença de bactérias multirresistentes em sistemas industriais intensivos de suínos em diferentes países. No Brasil, foram realizadas coletas de amostras de água e solo próximo às granjas de suínos no estado do Paraná, o segundo maior produtor de suinocultura no país.

Os resultados mostraram que os rios próximos das fazendas industriais intensivas apresentaram uma maior diversidade de Genes de Resistência Antimicrobiana (ARGs) em comparação com as águas mais próximas de suas nascentes, sugerindo uma possível contaminação das produções suínas locais. Além disso, foram encontradas evidências de genes resistentes a beta-lactâmicos, fluoroquinolonas, macrolídeos e até mesmo agentes desinfetantes.

Assista ao documentário:

Os dados obtidos indicam que os sistemas industriais de criação intensiva favorecem a seleção e disseminação de bactérias multirresistentes, representando um grave risco para a saúde humana e animal. Diante dessa problemática, Karina enfatizou a importância de desenvolver e implementar políticas e normas de bem-estar animal por parte de empresas e governos.

Além disso, a utilização responsável de antibióticos, restringindo seu uso apenas para fins terapêuticos, bem como o banimento do uso rotineiro de antibióticos como profilaxia e promotores de crescimento, foram apontados como medidas fundamentais.

Outra solução que propomos é a redução da demanda e consumo de carne, incentivando a diversificação das fontes de proteínas na alimentação."A dependência do uso excessivo de antibióticos só cessará quando houver implementações efetivas de bem-estar animal nos sistemas produtivos e alimentares", afirmou Ishida durante sua apresentação.

Créditos da imagem da hero: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados