Baleia de 12 metros se enrosca em rede de pesca e morre tragicamente na China
Notícias
Proteção Animal Mundial faz apelo para que mais medidas proativas sejam tomadas para proteger animais marinhos de equipamentos descartados ou perdidos no oceano – a chamada “Pesca Fantasma”
Uma baleia cachalote morreu ontem (15), lamentavelmente, após se enroscar em uma rede de pesca na região costeira da China.
Ainda não se sabe se o acidente foi causado por um equipamento ativo ou abandonado, mas a tragédia alerta para as ameaças da atividade humana no mar.
Ingrid Giskes, que está à frente da nossa campanha global contra a Pesca Fantasma, lamentou: “A triste notícia de que uma baleia de 12 metros se enroscou fatalmente em uma rede, na costa de Shenzhen, na China, mostra os riscos que a vida marinha enfrenta”.
Fonte: That's Mags / Tencent NewsIngrid explicou como as baleias acabam presas e mortas por redes pesadas, enormes:
“Essas armadilhas flutuantes mortais podem arrastá-las por quilômetros, limitando seus movimentos até que ficam exaustas e acabam morrendo afogadas”.
Nosso trabalho
Em 2015, a Proteção Animal Mundial lançou a Iniciativa Global Contra a Pesca Fantasma. Trata-se de uma aliança entre governos, representantes da indústria e organizações não-governamentais, com o compromisso de resolver o problema.
Entre os integrantes da iniciativa estão a Young’s Seafood, a Marine Conservation Society, a rede internacional de supermercados Sainsbury’s, a Austral Fisheries e o grupo Surfers Against Sewage.
Milhares de animais mortos e feridos
Os casos de animais mortos por equipamentos de pesca fantasma vêm sendo noticiados sucessivamente, ao redor do mundo. Para Ingrid, é preciso tomar medidas pró-ativas para proteger a vida marinha.
“Equipamentos de pesca descartados ou perdidos são uma das maiores ameaças ao bem-estar dos animais marinhos. Nós estimamos que a pesca fantasma mata cerca de 136.000 focas e baleias de grande porte todos os anos, que ingerem pedaços desse material ou acabam enroscadas, sofrendo ferimentos horríveis”.
São necessárias medidas preventivas, urgentemente.
Somando forças
Estamos convocando mais organizações a se juntarem à Iniciativa Global Contra a Pesca Fantasma.
A ação reúne informação sobre a pesca fantasma e a dimensão do problema no mundo; desenvolve guias de boas práticas; educa a indústria pesqueira e o setor de frutos do mar; e trabalha a campo para implementar soluções sustentáveis e reduzir o acúmulo e descarte de equipamentos de pesca fantasma.
“Para que os oceanos sejam sustentáveis, temos que dar prioridade a uma ação contra a pesca fantasma. Não podemos nos permitir essa passividade quando se trata da proteção da vida marinha. Este é um lembrete de que precisamos de uma ação preventiva e precisamos agir logo".
Saiba mais sobre a nossa campanha contra a Pesca Fantasma.
*Observação: A imagem azulada no topo, que mostra uma baleia enroscada em um equipamentos de pesca fantasma sob a água, foi tirada na costa da Califórnia (EUA) e não é a cachalote que morreu na China.
Estimamos que a pesca fantasma mata cerca de 136.000 focas e baleias de grande porte, todos os anos