Tourists walking with lions in South Africa - World Animal Protection - Wildlife. Not entertainers

TripAdvisor volta a lucrar com a exploração de animais silvestres

Notícias

Apesar de ter dado um passo importante ao encerrar vendas para algumas das atrações, nova política da plataforma retrocede e ainda permite abusos à vida silvestre

Imagem no topo: Quadtripplea via Wikimedia Commons

A maior plataforma online de viagens do mundo anunciou o fim da venda de ingressos para atrações turísticas cruéis com animais há mais de um ano. Entretanto, uma nova regra lançada recentemente pela TripAdvisor cria lacunas ao excluir apenas atividades consideradas humilhantes ou pouco naturais.

Usando uma falsa ideia de comportamento natural em sua nova política, a TripAdvisor criou uma área nebulosa para poder continuar vendendo ingressos para atrações cruéis com a vida silvestre – e quem paga caro por isso são os animais.

As lacunas permitem que muitas atrações cruéis de entretenimento com vida silvestre sejam consideradas aceitáveis, como espetáculos com golfinhos. A nova política não apenas permite a venda, como leva o turista a acreditar que essas atrações não são cruéis, prejudicando ainda mais o futuro do bem-estar animal.

Exploração não é “comportamento natural”

O conceito de comportamento natural não é definido por uma sequência de movimentos ou ação corporal específica. Pelo contrário, significa que o animal tem a liberdade de optar por realizar, ou não, determinada atividade em seu ambiente natural.

Forçar um golfinho a deixar de lado seu instinto de caça para que fique fazendo truques em troca de migalhas de comida não é um exemplo de comportamento natural. Fazer um tigre ficar correndo em círculos durante uma apresentação não demonstra seu comportamento natural só porque os tigres correm na natureza.

Atividades que dependem do treinamento, domesticação ou condicionamento de animais pela alimentação em ambientes artificiais não passam de grandes simulações. Não tem nada de natural nisso.

Captive dolphins jump out of tank for treat

Dois golfinhos pulam para fora d'água, em um tanque, durante um show

Dando para trás

Em 2016, depois de mais de meio milhão de pessoas terem assinado nossa petição, a TripAdvisor e sua controladora, a Viator, pararam de vender ingressos para atrações em que os turistas podiam fazer contato físico com animais silvestres em cativeiro.

Essa foi uma grande vitória para os nossos apoiadores e um exemplo inovador para outras empresas de viagens. Mas, com essa última atualização da política, a TripAdvisor está assumindo o risco de ficar para trás no setor de turismo.

A justificativa da TripAdvisor é que estão seguindo a orientação global da Associação Britânica de Agências de Viagens (ABTA - Association of British Travel Agents) para animais no turismo. Solicitamos à ABTA que reveja e melhore tais padrões, especialmente para golfinhos e outros cetáceos em cativeiro.

Chega de brechas

A TripAdvisor deve parar – de uma vez por todas – com a venda e promoção de atrações de entretenimento com animais silvestres. A indústria do turismo vem aprendendo que usar a vida silvestre como entretenimento é uma prática cruel, e eles precisam liderar rumo a um turismo mais consciente.

A mensagem passada pela própria plataforma é contraditória. Enquanto continua vendendo ingressos e promovendo uma das atrações com vida silvestre mais cruéis do mundo, como os shows com golfinhos, bane passeios com elefantes e outros.

Isso simplesmente não faz sentido.

Peça à TripAdvisor para mudar sua política

Se posicionando de forma clara sobre o tema e educando seus clientes, a TripAdvisor tem um enorme potencial para promover alternativas mais éticas com a vida silvestre, como a observação responsável de animais na natureza.

Apenas 24 horas depois da nova política ser anunciada, encontramos inúmeros exemplos de atrações cruéis com animais silvestres à venda, incluindo passeios de elefantes, nadar com golfinhos, interagir com grandes felinos, shows de circo com elefantes e rinhas de orangotangos.

O portal educacional da TripAdvisor declara: "Se você vir uma atração cruel sendo vendida na TripAdvisor e achar que viola a política, informe-nos: awpolicyreview@tripadvisor.com".

Use esse e-mail parar entrar em contato com a TripAdvisor, denuncie as atividades e diga o que você acha da nova política e sobre a exploração de animais.

Peça que parem definitivamente de promover e vender ingressos para todas as formas de atrações cruéis de entretenimento com animais silvestres!

A nova política não cumpre o seu próprio objetivo: proteger animais silvestres