Golfinhos sendo usados durante atração de entretenimento - Animais silvestres, não entretenimento.

Grupo Expedia decide continuar explorando golfinhos em cativeiro

Notícias

A nova política afirma que empresa continuará vendendo ingressos para locais "credenciados", mas muitas dessas atrações não oferecem padrões de bem-estar animal

O Grupo Expedia adotou uma nova política em que continuará a vender ingressos para atrações com animais em cativeiro. O documento afirma que a empresa irá oferecer ingressos apenas para locais "credenciados" pela Associação Mundial de Zoológicos e Aquários (WAZA) e pela Aliança de Parques e Aquários de Mamíferos Marinhos (AMMPA). 

Mas o que era para ser uma boa notícia, na verdade, é decepcionante. Isso porque a WAZA é conhecida por não impor padrões de bem-estar animal. Por isso, acreditamos que essa mudança é um compromisso vazio, que permite a exploração de golfinhos para lucro por meio da venda e promoção de ingressos para atrações com animais em cativeiro.

Essa decisão também fica abaixo do padrão estabelecido por compromissos recentes de outras empresas de viagem, como TripAdvisor, Virgin Holidays, Airbnb e Booking.com.

Tourists posing with a captive dolphin at SeaWorld San Antonio, USA - Wildlife. Not entertainers - World Animal Protection

Turistas posando com um golfinho em cativeiro no SeaWorld San Antonio, nos Estados Unidos.

Enganando consumidores

O que nos preocupa com a nova política do Grupo Expedia é que a WAZA não tem membros e afiliados com instalações que respeitam padrões de bem-estar animal. 

Seu código de ética afirma que as atividades "não devem depreciar ou banalizar o animal de forma alguma", mas nosso relatório descobriu que vários locais membros da WAZA estão quebrando essas regras, causando imenso sofrimento para os animais silvestres. Confira aqui o relatório completo

Ao se juntar à WAZA e ao seu péssimo histórico de não impor padrões de bem-estar animal, o Grupo Expedia está tentando enganar as pessoas, como se eles se importassem com os animais silvestres. 

Dolphins in entertainment at Zoomarine Portugal - Wildlife. Not entertainers - World Animal Protection

Treinadores surfando nas costas de golfinhos em cativeiro na Zoomarine, Portugal.

Sofrimento dos golfinhos

A nova política adotada pelo Grupo Expedia afirma que as atividades com animais, quando executadas de forma "responsável e ponderada", podem ajudar a promover conexões com a natureza e contribuir para a conversação. Mas assistir golfinhos realizando truques, em pequenos tanques artificiais, não aproxima as pessoas da natureza.

Nossos dados mostram que quase um terço de todos os locais com golfinhos do mundo se enquadra na nova política do Grupo Expedia: pelo menos 96 atrações que mantêm mais de 1.190 golfinhos em cativeiro.

Dolphins performing at cruel dolphin attraction - Wildlife. Not entertainers - World Animal Protection

Treinadora em pé sob os narizes de golfinhos na Zoomarine, Portugal.

Nossos dados mostram que quase um terço de todos os locais com golfinhos do mundo se enquadra na nova política do Grupo Expedia