Onça deitada em tronco de árvore

#MeDeixaSerSelvagem: o comércio de animais precisa acabar

Notícias

Nova campanha pressiona líderes mundiais a discutir o banimento do comércio de animais durante a cúpula do G-20, que se reunirá nos dias 21 e 22 de novembro

Você sabia que cerca de 70% de todas as doenças transmitidas de animais para humanos têm origem nos animais selvagens? Mais que uma preocupação exclusiva com animais, o distanciamento necessário entre nós e as espécies silvestres é um tema sanitário.

Por isso lançamos a campanha “Me deixa ser selvagem”, que tem como objetivo conscientizar a população dos problemas da proximidade entre humanos e animais selvagens, além de alertar sobre os riscos para a saúde e do surgimento de novas pandemias – como a que estamos vivendo com o novo coronavírus.

Faixa com listras laranja e preto com #MeDeixaSerSelvagem

Queremos que o grupo de líderes dos países do G-20, incluindo o governo brasileiro, discutam o banimento global do comércio de animais selvagens em sua cúpula anual, entre os dias 21 e 22 de novembro.

Mega Animal

Para ampliar a voz daqueles que não podem ser ouvidos, lançamos também o podcast “Mega Animal”, que irá debater diferentes formas de comércio de animais em escala industrial, seja para alimentação, medicina tradicional, entretenimento ou moda. Os episódios serão lançados quinzenalmente nas principais plataformas de streaming.

Nosso grande desafio é conscientizar as pessoas que a relação com a vida selvagem é nociva para ambas as partes. Apesar de mirar nos líderes dos principais países do mundo, é necessário que a população também entenda que é preciso uma mudança de comportamento e de hábitos.

Ouça os episódios

Faça sua parte

Todos os anos, milhões de animais silvestres são capturados de seus habitats naturais para serem criados em péssimas condições, em cativeiro. Onças, cobras, papagaios, iguanas, jabutis, passarinhos e uma infinidade de outras espécies são retiradas de seus pares para ficarem trancafiados em gaiolas e servirem como bichos de estimação, sem conseguirem expressar seus comportamentos naturais, vivendo uma vida de extremo sofrimento.

A exploração da biodiversidade do Brasil é intensiva, anualmente são registrados mais de 290 mil novos animais nos sistemas legalizados, e estimativas apontam para mais de 38 milhões de animais silvestres retirados ilegalmente da natureza.

Mande o seu recado de que os animais selvagens pertencem à natureza!

Assine a petição

Faixa com listras laranja e preto com #MeDeixaSerSelvagem