Mãos de um pesquisador, que está agachado em frente a um rio, coletando amostras para a pesquisa

Minidocumentário expõe conexão entre bactérias multirresistentes e a pecuária industrial intensiva

Notícias

Realizado em cidades paranaenses e produzido pela Proteção Animal Mundial, o minidocumentário “Bactérias Multirresistentes: Uma Ameaça Invisível” acompanha trabalho de pesquisa científica e de sondagem pública em comunidades

Em todo o mundo uma ameaça silenciosa está afetando a saúde das pessoas, dos animais e do ambiente: a crise das bactérias multirresistentes.

Exames apontam um leque restrito de medicamentos que podem ter algum sucesso no tratamento, ou, o que é pior, identificam total ausência de alternativas para alcançar a cura. O mais alarmante é que a água que bebemos ou os alimentos que consumimos podem estar entre os culpados para essas infecções fatais

Esse possível elo está retratado no minidocumentário “Bactérias Multirresistentes: Uma Ameaça Invisível”.

O lançamento acontecerá no dia 8 de junho, em sessão pública gratuita no cine Petra Belas Artes, em São Paulo (Rua da Consolação, 2423). Após a exibição, os produtores e especialistas da Proteção Animal Mundial participarão de um debate com o público presente.

Como as vagas são limitadas, para participar da sessão é preciso reservar o ingresso pelo site do Sympla.

Garanta o seu lugar

Para quem estiver fora da capital paulista, o curta também estará disponível, no dia seguinte, em nosso canal do YouTube

Alerta global 

Estima-se que infecções hospitalares por bactérias resistentes a antibióticos sejam responsáveis por 700.000 mortes de humanos em todo o mundo anualmente. Se essa tendência continuar, as projeções indicam que esse número possa aumentar para 10 milhões de mortes por ano até 2050.

Com essa realidade, a OMS classificou as bactérias multirresistentes são uma das 10 maiores ameaças globais à saúde pública enfrentadas pela humanidade. 

Felizmente, há formas de reduzir os riscos de uma crise que pode nos fazer perder conquistas da medicina moderna no combate às doenças causadas por bactérias, vírus, fungos e parasitas.

Boa parte da solução está em criar uma vida digna para os animais, para os humanos e para o planeta que habitamos, o que traz incontáveis benefícios adicionais. 

Ficha Técnica - “Bactérias Multirresistentes: Uma Ameaça Invisível”  

País: Brasil (2021) 
Duração: 20 min 
Direção: Gabriel Iorio e Denis Bertoncello 
Roteiro: Gabriel Iorio 
Produção: Proteção Animal Mundial 
Câmera: Denis Bertoncello 
Edição: Layla Lima 
Cor: Guilherme Rosier 
Trilha: Rafael Paparella 

Minidocumentário será lançado no dia 8 de junho, às 10h30, em São Paulo