Prato de comida com folhas e tomates cortados

Proteção Animal Mundial promove "Semana Os Reis da Mesa"

Notícias

Evento gastronômico será realizado com restaurantes de São Paulo e tem como objetivo promover a diversidade alimentar

Como parte da campanha que promove diversidade alimentar e adoção de hábitos que beneficiem a saúde humana, o planeta e os animais, nós estamos promovendo a Semana Os Reis da Mesa”, de 4 a 10 de julho, em São Paulo.

Durante a Semana, os restaurantes ChefVivi, Ruella Bistrô, Imma, Quatrino, MoDi Giardino, Bar Higienópolis, Las Chicas, Clementina, Mescla e O Espanhol Tapas oferecerão um prato "Os Reis da Mesa", elaborado com atenção às recomendações nutricionais da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura/Organização Mundial da Saúde sobre a necessidade média de proteína animal de boa qualidade.

O prato deverá conter uma carne (de frango, suína ou bovina) produzida com altos nível de bem-estar animal, do nascimento até o abate, e outros ingredientes de origem vegetal em proporção harmoniosa, no intuito de mostrar receitas originais e saborosas com esses alimentos especiais. Outros ingredientes de fonte animal, como ovos, queijo e mel, por exemplo, também devem ser de origem documentada.

“A semana gastronômica 'Os Reis da Mesa' é a parte literalmente mais palatável da nossa campanha de mesmo nome, que trata do tema de forma ampla e duradoura. Ela conscientiza as pessoas sobre os sistemas de produção e seus impactos, estimula a diversificação alimentar e defende o maior uso de alimentos frescos e de origem vegetal, com consumo moderado de carnes primordialmente oriundas de animais criados com altos níveis de bem-estar”, detalha o gerente de Agropecuária Sustentável da Proteção Animal Mundial, José Ciocca.

Post para redes sociais da campanha "Os Reis da Mesa" - com um prato ao lado, cheio de verduras e legumes.

A ação também tem como objetivo fazer a conexão entre os restaurantes participantes e fornecedores brasileiros que produzem uma carne ética e sustentável, na qual o sistema de criação respeita os padrões recomendados de elevado bem-estar para os animais.

Como participar da Semana

Para provar os pratos preparados especialmente para a Semana, basta ir até os restaurantes participantes, de 4 a 10 de julho, e pedir pelo prato "Os Reis da Mesa". 

Atenção: alguns dos restaurantes oferecerão 10% de desconto no prato para quem seguir a Proteção Animal Mundial e o restaurante no Instagram.

Confira os pratos da "Semana Os Reis da Mesa"!

Transição alimentar começa com conscientização

Para cada pessoa no mundo existem nove animais de fazenda criados em um sistema que desrespeita suas necessidades físicas, biológicas e psicológicas.

Tais sistemas também geram impactos relacionados a desmatamento, perda de biodiversidade, queimadas, emissões de gases e poluentes, uso de agrotóxicos, aumento da resistência antimicrobiana e disseminação da patógenos zoonóticos, entre outros.

A economia, as relações sociais, a natureza e os animais são afetados pelo “o quê” e “como” compramos. Ao ter consciência desses impactos, você pode maximizar os pontos positivos e minimizar os negativos, contribuindo com o seu poder de escolha para construir um mundo melhor. Isso é consumo consciente.