antibiotics pollution

Bem-estar animal e o uso indiscriminado de antibióticos

Blog

Por

Confira quais são os caminhos para aumentar o bem-estar animal e conter a resistência antimicrobiana.

Vamos começar com um exercício: imagine-se abrindo as portas de uma fazenda industrial intensiva por um momento. O que você vê? 

Na realidade, a imagem é triste: são fileiras e mais fileiras de matrizes suínas famintas, com o olhar fixo para fora de suas gaiolas individuais e com os ombros feridos por se esfregarem contra o chão duro. 

pig

Em uma granja de frangos, você sente o cheiro de amônia de milhares de aves geneticamente semelhantes, espremidas, sob uma luz artificial desagradável, exauridas e com sérios problemas de locomoção. 

pig

Anualmente, mais de 70 bilhões de animais são criados para a produção de alimentos – dois terços deles vivem em condições que lhes impossibilitam se mover livremente ou viver de maneira natural.

Por volta do ano de 2050, a produção agropecuária será o dobro da registrada em 2000. É justamente para esse ano que a OMS projeta 10 milhões de mortes humanas anuais devido a infecções hospitalares por bactérias resistentes aos antibióticos.

O uso frequente de antibióticos na pecuária industrial intensiva é um dos pontos críticos da falta de bem-estar dos animais de fazenda. Ele tem servido como um paliativo para compensar e mascarar todas as falhas no bem-estar a que os animais estão expostos, como desmame precoce, baias e galpões superlotados, ausência de enriquecimento ambiental para os animais expressarem seus comportamentos naturais e muito mais. É sabido que animais de produção em sistemas com níveis mais altos de bem-estar apresentam menos estresse e melhor imunidade e resiliência a doenças. Isso, por sua vez, diminui a necessidade de antibióticos.

pig

“Dentro dos galpões fechados, os frangos crescem tão rápido que têm dificuldade para caminhar ou permanecer em pé por períodos longos. Já os leitões são desmamados precocemente e rotineiramente submetidos a práticas de mutilação, como corte de cauda, dente, mossa e castração cirúrgica. Bilhões de animais nascidos em fazendas industriais atravessam a vida nessas condições. Isso pode até fornecer carne a baixo custo para as pessoas, mas nós também já estamos pagando o preço com nossa saúde”, afirma Daniel Cruz, coordenador de Agropecuária Sustentável da Proteção Animal Mundial.

E como conter a resistência antimicrobiana proveniente do uso indiscriminado de antibióticos em animais de fazendas industriais?

Com a campanha "Haja Estômago!", queremos mostrar que não há futuro para o sistema industrial intensivo. Entre as mudanças sistêmicas que acreditamos ser necessárias para alcançarmos ganhos maiores de saúde para a população, estão:

  • Reorientar os subsídios da pecuária industrial intensiva para práticas humanas e sustentáveis;
  • Apoiar esforços para reduzir significativamente a produção e o consumo de carne e laticínios em países com alta média de consumo por pessoa;
  • Melhorar a acessibilidade dos alimentos à base de plantas;
  • Fornecer apoio à transição de agricultores que desejam substituir o sistema industrial intensivo pelo sistema com altos níveis de bem-estar animal

A campanha Haja Estômago! mostra que não há futuro para a pecuária industrial intensiva. Estamos pedindo aos governos de todo o mundo que imponham uma moratória nas fazendas industriais, além de introduzir e aplicar padrões mais altos de bem-estar na criação de animais.

Para saber mais sobre a campanha, acesse a página www.hajaestomago.com.br.

A falta de um tratamento adequado dos animais de produção é hoje o maior problema enfrentado para o bem-estar dos animais no mundo. E ele vem se agravando.

Saiba mais